VISITA

Comandante da Aeronáutica recebe Ministro da Educação em visita institucional

Encontro ocorreu nesta quinta-feira (15), em Brasília (DF)
Publicada em: 15/10/2020 19:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Coronel Denys

Nesta quinta-feira (15), data em que é comemorado o Dia do Professor, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, em Brasília (DF), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o Secretário-Executivo do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy Veiga.

Também participaram da reunião o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Chefe da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto; e os Assessores Especiais do MEC, Marcelo Mendonça e Diego Rodrigo de Souza Calixto.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a importância do encontro para a Força Aérea Brasileira (FAB). “Hoje é uma data especial que homenageamos professores e instrutores, tão importantes para as nossas escolas. Fico feliz com esta reunião, pois temos muitas áreas em comum. São parcerias entre a FAB e o MEC que perduram ao longo de anos na área de ensino", afirmou.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Lourenço fez uma apresentação da gestão da educação na FAB. "O ensino na Aeronáutica tem por finalidade proporcionar ao pessoal militar, da ativa e da reserva, e a civis, a necessária qualificação para o exercício dos cargos e para o desempenho das funções previstas na estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica", informou. O Oficial-General apresentou, ainda, as principais características de cada instituição de ensino da Força.

Posteriormente, o Major-Brigadeiro Potiguara falou sobre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), organização de ensino vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Ele abordou os grandes projetos que contaram com a participação do Instituto, como o F-39 Gripen, o KC-390 Millennium e o H-36 Caracal, além de trabalhos técnico-científicos de relevância. "O ITA destina-se ao preparo e à formação de profissionais, com a atribuição de colaborar com os diversos órgãos e instituições do País", destacou.

O Ministro da Educação agradeceu a apresentação e parabenizou a formação técnica proposta pelo Comando da Aeronáutica. "É isto que estamos precisando no Brasil, formação de mão de obra especializada. A Força Aérea faz isto muito bem. Pelos números apresentados, estão realmente de parabéns", acrescentou.

Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER