VISITA

COMAE recebe visita de Comitiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência

Comandante da Aeronáutica e Comandante de Operações Aeroespaciais receberam comitiva liderada pelo Ministro Augusto Heleno, nesta quarta-feira (14), nas instalações do COMAE, em Brasília (DF)
Publicada em: 14/10/2020 20:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro


Nesta quarta-feira (14), o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF), recebeu a visita de uma comitiva liderada pelo Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, recepcionaram a comitiva, composta por autoridades das Três Forças Armadas. 

O Comandante da Aeronáutica deu as boas-vindas ao Ministro Augusto Heleno e falou da importância da visita do Ministro e comitiva ao COMAE, uma vez que tiveram a  oportunidade de conhecer “in loco” as atividades e missões atribuídas e de responsabilidade da Força Aérea Brasileira quanto à Defesa Aérea e ao Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).

A comitiva conheceu os processos de trabalho dos diversos setores do COMAE e visitou as instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE).

Durante sua apresentação, o Tenente-Brigadeiro Domingues explicou como a atuação do COMAE contribui para o cumprimento da missão da FAB, por meio do planejamento e execução de emprego do Poder Aeroespacial. Além disso, o Oficial-General abordou o trabalho conjunto com a Marinha do Brasil e com o Exército Brasileiro, que, de forma sinérgica, corrobora com a defesa da Pátria. 

"Essa visita se reveste de uma importância fundamental, uma vez que nós estamos apresentando o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais [PESE] a uma autoridade do governo, o Ministro General Heleno, onde ele teve a oportunidade de conhecer, não só como funciona o Comando de Operações Aeroespaciais, mas a essência desse funcionamento, mostrar  as potencialidades que temos, não só nos múltiplos vetores que possuímos, mas, em particular, a parte satelital, que é o futuro do País", declarou o Comandante do COMAE.

Ao final da visita institucional, o Ministro Augusto Heleno comentou sobre a dimensão do poder aeroespacial empregado pelo COMAE. "Só uma organização como a Força Aérea Brasileira, que é um orgulho para todos nós, é capaz de gerir, fazer o aproveitamento de tudo que está aqui da melhor maneira possível e oferecendo ao Brasil toda a sua dedicação, abnegação e competência, numa instalação como essa", enfatizou. 

Confira como foi a visita.

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Barros, Sargento Poletto e Sargento Keyla dos Santos / CECOMSAER