JURAMENTO

Alunos da EPCAR prestam juramento à Bandeira Nacional e ao Código de Honra

Alunos do Esquadrão Anhur prestaram juramento à Bandeira Nacional e o compromisso ao Código de Honra da Escola Preparatória de Cadetes do Ar
Publicada em: 13/10/2020 18:15
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Os alunos do Esquadrão Anhur, integrantes do primeiro ano da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), prestaram, no dia 2 de outubro, o juramento à Bandeira Nacional e o compromisso ao Código de Honra da Escola. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a solenidade contou com a presença dos alunos envolvidos e de Oficiais Superiores da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), cumprindo os protocolos sanitários em virtude do período de pandemia da COVID-19.

A EPCAR é uma escola militar de ensino médio que há mais de 70 anos cumpre a missão de preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Além da formação militar e acadêmica, também desenvolve um trabalho de formação e valorização do caráter, pautada por valores de honestidade, verdade, justiça, dentre outros.

Para o Comandante do Esquadrão, Major Aviador José Adriano Hespanhol, os compromissos prestados pelos alunos são afirmações para que prossigam a carreira com valores cultuados pela EPCAR. “O Código de Honra marca um compromisso com os valores que são cultivados na Escola. Já o juramento à Bandeira Nacional marca o início da profissão militar”, frisou.

Um dos pontos marcantes da cerimônia foi a assinatura do livro da Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (CPFV), ato oficial em que os alunos registraram o compromisso com o Código de Honra. Assinaram o livro o Comandante da EPCAR, Brigadeiro Silva Mendes; o Comandante do Corpo de Alunos da Escola, Tenente-Coronel Joel de Castro Sales; o Presidente do Conselho de Honra, Aluno Arthur Almeida Silva, do 3° ano; e o primeiro colocado do Esquadrão Anhur, Aluno Gustavo Pires Lopes Pinto.

“É um momento importante que representa o esforço de longa data e acredito que seja o reforço de grandes valores que sempre busquei e que foram enraizados por meio de minha família”, concluiu o Aluno Gustavo.

O Comandante da EPCAR falou aos alunos sobre o compromisso firmado. “No dia de hoje vocês assumem o compromisso perante a Nação brasileira de se dedicarem inteiramente ao serviço da Pátria. Não pensem que o sacrifício que acabaram de prometer é apenas o ideal imaginário. Esse sacrifício está mais presente na rotina da caserna do que possam imaginar, quando enfrentarem os desafios e sacrifícios que lhes impõe a vida militar”, discursou.

Código de honra

Ao bradar o Código de Honra, os alunos se comprometem com o mais elevado senso de comprometimento e com os preceitos definidos por esse código. O momento é único e deixa marcas na vida de todos que passam pela EPCAR. São valores a serem praticados por todos os cidadãos, em atitudes manifestadas com honestidade, verdade e justiça.

Fotos: Suboficial Leopoldo e Sargento Domingos/EPCAR