OPERACIONAL

Aeronave da FAB realiza Evacuação Aeromédica em área indígena

Esquadrão Harpia (7º/8º GAV) prestou socorro, com o H-60L Black Hawk, a um homem picado por Jararaca
Publicada em: 06/10/2020 16:35
Imprimir
Fonte: Ala 8, Tenente Bruna e Tenente Fabian
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria - Revisão: Major Monteiro

O Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia, sediado na Ala 8, em Manaus (AM), realizou, no dia 3 de outubro, uma missão de Evacuação Aeromédica (EVAM) de um indígena da etnia Jamamadi, morador da comunidade Imbaúba, localizada na região do Médio Purus, próximo à cidade de Lábrea (AM). O paciente havia sido picado por uma cobra Jararaca e necessitava de atendimento médico especializado. A missão foi realizada com um helicóptero H-60L Black Hawk.

O contato com pedido de socorro foi emitido via rádio ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da região do Médio Purus, na noite de 2 de outubro. Na ocasião, uma aeronave do Esquadrão Harpia estava na cidade de Lábrea (AM) engajada em uma missão da Operação Gota, que tem por objetivo promover a imunização da população brasileira em regiões de difícil acesso, numa cooperação entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa.

Um médico do DSEI estava a bordo do H-60L Black Hawk e realizou os primeiros atendimentos ainda na comunidade. O indígena foi levado à cidade de Lábrea (AM) para o devido tratamento médico. O Tenente Aviador Fernando Afonso Fabian, destacou a importância da missão. “Salvar vidas é algo extremamente gratificante. Para isso que nos preparamos”, comenta.

EVAM

Evacuação Aeromédica (EVAM) é a Ação que consiste em empregar Meios de Força Aérea para remover pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

Fotos: 7º/8º GAV