REUNIÃO

SEFA reúne futuros Comandantes de Bases Aéreas e Chefes de Grupamentos de Apoio

Encontro ocorreu na tarde da quinta-feira (1º), em Brasília (DF)
Publicada em: 05/10/2020 17:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, realizou, nesta quinta-feira (1), em Brasília (DF), uma reunião com os futuros Comandantes de Bases Aéreas e Chefes de Grupamentos de Apoio (GAP). A reunião, que ocorreu no Observatório da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), teve como foco as principais ações inerentes ao Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER).

O Tenente-Brigadeiro Damasceno repassou orientações para os novos Comandantes e Chefes, bem como comentou sobre ações para cumprir o cronograma do Aprimoramento da Reestruturação. Além disso, apresentou o Observatório da SEFA.

O Oficial-General tratou também sobre o orçamento da FAB. "Ao longo do tempo, construí uma visão macro do orçamento da Força Aérea. O nosso objetivo é melhor gerir os custos, para cumprir a Missão de Controlar, Defender e Integrar a Dimensão 22, reequipar a Instituição, bem como oferecer apoio às Alas e às outras Organizações da Força, de modo a aproveitar melhor os recursos disponíveis, sem reduzir a qualidade dos serviços oferecidos", destacou.

Participaram da reunião, presencialmente ou por videoconferência, os futuros Comandantes da Base Aérea de Anápolis (BAAN), Base Aérea de Belém (BABE), Base Aérea de Brasília (BABR), Base Aérea de Boa Vista (BABV), Base Aérea de Campo Grande (BACG), Base Aérea de Canoas (BACO), Base Aérea do Galeão (BAGL), Base Aérea de Manaus (BAMN), Base Aérea de Natal (BANT), Base Aérea de Porto Velho (BAPV), Base Aérea de Santa Cruz (BASC), Base Aérea de Santa Maria (BASM), Base Aérea de Santos (BAST), Base Aérea de Salvador (BASV) e os Chefes do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR) e do Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ).

Aprimoramento da Reestruturação

Foi publicada, no dia 20 de maio de 2020, no Boletim do Comando da Aeronáutica nº 086, a Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica – Projeto Piloto (DCA 19-5/2020). O documento tem como base um estudo realizado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) que visa ao aprimoramento do processo de Reestruturação pelo qual a FAB passou entre os anos de 2016 e 2018.

O estudo apontou para a necessidade de resgatar a referência e a representatividade do COMAER no nível regional, além da separação efetiva das atividades operacionais e administrativas das Organizações da FAB. Foram mantidos os principais objetivos da Reestruturação estabelecida em 2016 de garantir a perenidade e evolução da FAB, em um processo de melhoria contínua; e aumentar a efetividade dos recursos empregados.

A DCA 19-5/2020 mantém as premissas originais estabelecidas: economicidade; concentração de atividades afins; definição de processos; padronização de trabalhos; e foco na atividade fim da Força (Preparo e Emprego). 

Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER