CERIMôNIA

Força Aérea Brasileira realiza despedida de Oficial-General

Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros se despede após 59 anos de dedicação à Instituição
Publicada em: 02/10/2020 08:27
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A cerimônia de despedida do Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros foi realizada nesta quinta-feira (1), na Ala 1 – em Brasília (DF), e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

O Comandante da Aeronáutica, acompanhado pelo Tenente-Brigadeiro William, foi recebido pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAER-BR), Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha. Também participaram da cerimônia o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica de ontem e de hoje; o Ministro do Superior Tribunal Militar José Barroso Filho; além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da FAB.

O Comandante da Aeronáutica homenageou o Oficial-General com uma recordação da Força Aérea Brasileira, como símbolo do dever cumprido. “Todos que tiveram o privilégio do seu convívio são testemunhas de seu perfil laboroso, sua capacidade de congregar seu espírito sereno, sua vida ilibada, enfim, seu compromisso com os anseios institucionais, foram características que balizaram a sua atuação em cada tarefa que lhe foi atribuída ”, enfatizou.


Como gesto de reconhecimento, a Cadete Intendente Fernanda Martins Feijó Pinheiro passou às mãos do Tenente-Brigadeiro William, para custódia definitiva, o Espadim de Cadete da Aeronáutica, marco inicial de sua carreira.

O Oficial-General recebeu, ainda, a insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar do Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patricio Beserra Garioli, Oficial que o acompanhou como assistente nos últimos anos da carreira.


O Tenente-Brigadeiro William agradeceu à FAB por toda sua trajetória. “Rendo as minhas emocionadas homenagens e os eternos agradecimentos à Força Aérea Brasileira, que me acolheu em 1961, e permitiu, como diversos jovens do País, a minha formação de Oficial Aviador”, disse.


Currículo do Tenente-Brigadeiro William

O Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros é natural de Natal (RN). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 06 de março de 1961, foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 16 de dezembro de 1966 e atingiu o atual posto em 31 de julho de 2003.

Dentre os principais cargos que assumiu, cita-se: Oficial do Corpo de Cadetes da Aeronáutica e Instrutor de Voo da Academia da Força Aérea no Campo dos Afonsos (RJ) e em Pirassununga (SP); Instrutor de Voo e Oficial de Segurança de Voo do Centro de Formação de Pilotos Militares, atualmente Ala 10; Comandante do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) - Esquadrão Pelicano; Subcomandante da Base Aérea de Brasília; Chefe da Assessoria de Relações Públicas do Gabinete do Ministro da Aeronáutica; Diretor do Parque de Material Aeronáutico de Recife; Adido Aeronáutico na França; Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ensino da Aeronáutica; Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar; Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica; Chefe do Gabinete do Ministro/Comandante da Aeronáutica; Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional; Diretor-Geral de Ensino; Comandante Geral de Operações Aéreas; Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; e Ministro do Superior Tribunal Militar. Possui 7.255 horas de voo, 26 condecorações nacionais e uma condecoração estrangeira.

Assista aqui como foi o evento.

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER
Vídeo: Sargento Keyla dos Santos / CECOMSAER