OPERAçãO VERDE BRASIL 2

FAB atua no combate a incêndios florestais no Pará

Aeronave C-130 Hércules, operada pelo Esquadrão Gordo, tem capacidade para transportar 12 mil litros de água
Publicada em: 13/09/2020 16:23
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea, atualizado em 14/09/20 às 13:15h - Revisão: Major Monteiro

Desde a última quarta-feira (9), uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) auxilia no combate a incêndios florestais que atingem a região da Serra dos Carajás, no município de Parauapebas, sudeste do Pará. A missão integra a Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Defesa, que atua por meio de ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionadas ao desmatamento ilegal, além do combate a focos de incêndio.

A aeronave operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) - Esquadrão Gordo, utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System) e tem capacidade para transportar 12 mil litros de água. O equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).

Ao desembarcarem na região, os tripulantes do 1°/1° GT participaram de um briefing de coordenação com brigadistas da empresa Vale, que atuam há quase dois meses, juntamente com o Exército Brasileiro, no combate ao fogo. A área é uma região de mata densa, com pequenos espaços de cerrado baixo, onde há vários focos de incêndio que se propagam pelo vento ou por condução de calor pelo solo e raízes. 

O Comandante da missão, Capitão Aviador Felipe Schiller Lorande, afirmou que é um privilégio para a tripulação do Esquadrão Gordo representar a FAB no combate às chamas no Pará.  “É uma região de difícil acesso, mas com a expertise dos tripulantes e a operacionalidade do MAFFS a bordo do C-130 Hercules, é possível ajudar no controle do fogo”, comentou.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão começou em 11 de maio com foco em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. As ações ocorrem em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais.

Confira o vídeo do emprego da aeronave C-130 Hércules do Esquadrão Gordo.

Fotos: Esquadrão Gordo