DIA DA INTENDÊNCIA

Força Aérea Brasileira celebra 75 anos da Intendência da Aeronáutica

Solenidade militar ocorreu nesta sexta-feira (21), nas instalações da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), no Rio de Janeiro (RJ), e contou com homenagens a militares que contribuíram com a Intendência da Aeronáutica ao longo dos anos
Publicada em: 21/08/2020 19:48
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Uma solenidade militar marcou os 75 anos da Intendência da Aeronáutica, nesta sexta-feira (21), nas instalações da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), no Rio de Janeiro (RJ). O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu a cerimônia, sendo recebido pelo Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra. Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares do Comando da Aeronáutica; e integrantes do efetivo da DIRAD também participaram do evento.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a relevância da Intendência para a Força Aérea. “São 75 anos de trabalho reconhecido, sintetizando a missão de prever para prover. Em nome de todos, os meus cumprimentos. Que continuem bem desempenhando os seus trabalhos e suas atividades que muito enobrecem a nossa Intendência”, enfatizou.

O Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, realizou a leitura da Ordem do Dia alusiva ao Dia da Intendência da Aeronáutica. "A Força Aérea Brasileira reconhece e enaltece o valor de cada integrante da Intendência da Aeronáutica! Dessa forma, permaneçam confiantes e dedicados no fiel cumprimento de suas atribuições para que possamos alçar voos cada vez mais altos, ombreados com nossos irmãos de farda, rumo ao futuro promissor que todos almejamos para a nossa Força", ressaltou durante a leitura.

Homenagens

A data comemorativa contou com homenagens àqueles que deixaram sua marca na história da Intendência. O primeiro homenageado do dia foi o Patrono da Intendência da Aeronáutica e Diretor-Geral de Intendência nos anos de 1945 a 1951, Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, cujo nome foi registado nas instalações da DIRAD, que passa a ser chamada agora de Campo Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja.

Também recebeu homenagem o Diretor-Geral de Intendência no período de 1957 a 1959, Tenente-Brigadeiro Intendente Ovídio Alves Beraldo. Durante sua carreira, foi Chefe do Serviço de Intendência do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA), proporcionando aos seus integrantes, durante a atuação da FAB na Segunda Guerra Mundial, serviços de pagamento de pessoal em moeda italiana, fluxo de material geral e aeronáutico, hospedagem e infraestrutura de higiene pessoal, alimentação e outros serviços. Pelo legado deixado à Intendência, terá seu nome eternizado no Prédio Administrativo da DIRAD, que passa a ser chamado de Centro Administrativo Tenente-Brigadeiro Intendente Ovídio Alves Beraldo.

O Diretor-Geral de Intendência nos anos de 1986 a 1990, Major-Brigadeiro Intendente Salim Cafrune Elahel, também foi homenageado. A antiga via principal das instalações da DIRAD passa a ser denominada Alameda Major-Brigadeiro Elahel. O Oficial-General se empenhou durante sua jornada na FAB no aprimoramento de Sistemas de Pagamento de Pessoal, como o “Acantus II”, e no plano de visitas ao exterior, dentre outras importantes contribuições à Intendência.

A Sargento Especialista em Serviços Administrativos Luciana Rodrigues Gonçalves também recebeu homenagem nesta data. A Alameda de acesso ao primeiro pavimento do prédio da Administração recebeu o nome de Alameda Sargento Luciana. A militar ingressou na Força Aérea em 2009 e serviu como secretária dos Diretores do antigo Depósito Central de Intendência  e da Diretoria de Administração da Aeronáutica nos anos de 2013 a 2019.

IEFA - Aplicação

A solenidade contou, ainda, com a inauguração do Instituto de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (IEFA). O Instituto é vinculado à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e tem como objetivo a capacitação de recursos humanos ligados ao setor de Economia, Finanças e Administração do Comando da Aeronáutica. Com sede em Brasília (DF), passa a ter, a partir de hoje, sua Aplicação nas instalações da DIRAD.

O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância do espaço. “O IEFA Aplicação possui a seguinte visão: "Trabalhar para o reconhecimento e eficácia no atendimento às demandas da capacitação, preferencialmente, na modalidade de ensino presencial, em prol da eficiência dos processos financeiros e administrativos do Comando da Aeronáutica", disse.

O Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Marra, ressaltou a importância do novo espaço e também as homenagens realizadas ao longo do dia. "Com a criação do Campo, hoje, homenageamos o Tenente-Brigadeiro Granja; com o Centro Administrativo, homenageamos o Tenente-Brigadeiro Beraldo; e com as Alamedas, reconhecemos o trabalho do Major-Brigadeiro Elahel e da Sargento Luciana, que fizeram parte da nossa história", declarou.

Dia da Intendência da Aeronáutica

Em alusão ao dia 23 de agosto de 1945, data de criação do Serviço de Intendência da Aeronáutica, pela Portaria nº 909/GM3, de 6 de agosto de 1979, foi instituído o dia 23 de Agosto como Dia da Intendência e reconhecido o Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, como Patrono do Quadro.

A Intendência atua numa área multidisciplinar, com responsabilidades nas áreas administrativa, contábil e financeira. Desenvolve, ainda, as atividades de contratos, compras, pagamento de fornecedores e de pessoal, controle interno, orçamentos, planejamento e logística, focando na otimização dos processos e buscando melhores resultados na aplicação de recursos.

Confira como foi a cerimônia em comemoração aos 75 anos da Intendência da Aeronáutica.

Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Chagas / CECOMSAER; Anderson Goulart e Glauber barros / ASG Drone

imagens/original/40772/200821ASO3340_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO3345_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO3351_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO3352_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO3356_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO3360_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO3481_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO3501_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO3507_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO3511_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/40772/200821ASO__Anderson_Soares.jpg