INSTITUCIONAL

Comandante da Aeronáutica realiza palestra para a Escola Superior de Guerra

A palestra foi proferida por meio de videoconferência
Publicada em: 20/08/2020 18:48
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez palestrou, na manhã desta quinta-feira (20), em Brasília (DF), para integrantes e alunos da Escola Superior de Guerra (ESG), localizada no Rio de Janeiro (RJ). A palestra "Políticas e Estratégias Nacionais do Comando da Aeronáutica" foi realizada por meio de videoconferência e teve o objetivo de apresentar a atual conjuntura do Comando da Aeronáutica e as perspectivas para o futuro.

Participaram do encontro 265 estagiários do Curso Superior de Defesa (CSD) e do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED) compostos por civis  por militares das Forças Armadas. Estiveram presentes, também, o Subcomandante da ESG, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior; o Diretor do Curso Superior de Defesa, Contra-Almirante Ricardo Fernandes Gomes; o Comandante Interino da Universidade da Força Aérea e Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto; o Comandante do Campus da ESG em Brasília, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite; e o Assessor do Comandante do Campus da ESG em Brasília, Brigadeiro do Ar Helio Severino da Silva Filho.

Dentre os assuntos abordados, o Tenente-Brigadeiro Bermudez tratou sobre: Estrutura do Comando da Aeronáutica, Projetos Estratégicos, Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, Ações de Combate ao Coronavírus (COVID-19), Operação Verde Brasil 2, missão Especial Humanitária Brasileira a Beirute, inauguração da Estação Radar em Corumbá (MS), dentre outros. “Sinto-me honrado em compartilhar as ações da Força Aérea Brasileira com os senhores que fazem dos ensinamentos daqueles que nos antecederam, os pilares que sustentam nossas Instituições", disse.

Um dos alunos do Curso de Altos Estudos da ESG, Coronel Intendente Fernando Sousa Chaves, agradeceu, em nome dos colegas, ao Comandante da Aeronáutica pela palestra e realizou a entrega virtual do certificado. "Agradeço ao Tenente-Brigadeiro Bermudez pelos conhecimentos repassados nesta apresentação de excelência, na qual expôs um vasto conhecimento de Força Aérea que certamente utilizaremos em trabalhos futuros", concluiu.


Escola Superior de Guerra
A Escola Superior de Guerra (ESG) é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

A ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

Fotos: Soldado T. Amorim/CECOMSAER