ENSINO

Alunos do ITA são destaque em Olimpíada Internacional de Matemática

A equipe era composta por dez alunos e conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Publicada em: 15/08/2020 11:00
Imprimir
Fonte: ITA, por Capitão Fábio Cox
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Ao todo, 546 estudantes – entre eles alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – de cerca de 100 universidades do mundo disputaram a 27th International Mathematics Competition for University Students (IMC), que tradicionalmente é realizada na Bulgária, mas neste ano ocorreu de forma online. O evento aconteceu entre os dias 25 e 30 de julho.

O desafio foi solucionar, em duas sessões de quatro horas cada, problemas das áreas de álgebra, análise (real e complexa) e análise combinatória. Cada item teve que ser precisamente formulado, incluindo a apresentação do resultado de forma detalhada.

A equipe do ITA, composta por dez alunos, teve nove premiados, conquistando quatro medalhas de ouro (first prize), quatro de prata (second prize) e uma de bronze (third prize).

A classificação por equipes leva-se em conta a pontuação dos três melhores alunos e a média de todos os alunos da equipe. Com esse critério, o ITA ficou na 14ª posição na classificação geral por universidades. Esse resultado colocou a equipe no primeiro lugar da América Latina.

A participação da equipe do ITA foi coordenada pelo Professor Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. “O ótimo resultado alcançado deveu-se ao preparo e competência dos alunos”, conta.

Neste ano de 2020 participaram da IMC alunos das seguintes universidades brasileiras: ITA, IME, FGV-Rio, PUC-Rio, UFAL, UFMG, UFPE, UFRJ, UFRN, USP e Unicamp, num total de 52 estudantes brasileiros.

Na seguinte tabela estão os resultados dos alunos do ITA:

Foto: Divulgação/ITA