MISSÃO XAVANTE

C-97 transporta profissionais e materiais de saúde para Barra do Garças (MT)

Duas aeronaves, dos Esquadrões Guará e Cobra, cumpriram as missões nesta semana
Publicada em: 14/08/2020 12:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

As aeronaves C-97 Brasília, pertencentes ao Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, sediado em Brasília (DF), e ao Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra, com sede em Manaus (AM), participaram, nesta segunda-feira (10), do transporte de profissionais de saúde e materiais da Missão Xavante, de auxílio à população indígena. O embarque ocorreu na Ala 1 – Base Aérea de Brasília com destino a Barra do Garças (MT).

Um dos pilotos do C-97 do 6º ETA, Capitão Aviadora Bruna Nascentes Teles, comenta sobre a importâcia da missão. “A Força Aérea permanece apoiando a Missão que leva auxílio de médicos, enfermeiros e insumos para as aldeias indígenas que precisam de ajuda neste período de pandemia”, disse.

Xavante

A Missão Xavante é uma ação interministerial das pastas dos Ministérios da Defesa, da Saúde e da Justiça, e ocorre na região Centro-Oeste do Brasil. Em função da extensa área de abrangência populacional e territorial, a missão foi dividida em três fases. A previsão de término da última fase é no dia 16/08. As populações atendidas são definidas de acordo com o estudo do perfil epidemiológico realizado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde.

Fotos: Tenente Flávia Rocha / CECOMSAER

imagens/original/40733/20201308covid1.jpg