COMAE

Realizada em Brasília (DF) passagem de Chefia do Centro Conjunto Operacional de Inteligência

Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior assume a Chefia do CCOI em substituição ao Coronel Aviador Elison Montagner
Publicada em: 13/08/2020 17:53
Imprimir
Fonte: COMAE
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) realizou, na terça-feira (11), a solenidade militar de passagem de cargo de Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência (CCOI) do COMAE, do Coronel Aviador Elison Montagner ao Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior. 

A cerimônia militar foi realizada no Salão Nobre do COMAE e presidida pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. Ao se despedir do cargo, o Coronel Montagner destacou a importância do Centro Conjunto Operacional de Inteligência. "O CCOI, apesar de ser um Centro recentemente criado, traz o legado de mais de 20 anos da atividade de Inteligência no nível Operacional, desde sua especialização iniciada no antigo COMGAR. A criação do CCOI reflete o amadurecimento, a modernização e a evolução da atividade de Inteligência na Força Aérea Brasileira em apoio direto às operações aeroespaciais", finaliza.

Ao CCOI compete executar, no nível operacional, as atividades de Inteligência, a fim de contribuir para o emprego do poder aeroespacial brasileiro, e coordenar o atendimento de demandas de produtos de inteligência em âmbitos interno e externo ao COMAE.

O Tenente-Brigadeiro Domingues elogiou o trabalho que o Coronel Montagner exerceu com dedicação à frente do CCOI e desejou sucesso ao novo Chefe.

Currículo
O novo Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência do COMAE, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1990, tendo sido promovido ao atual posto em 31 de março de 2019. Entre os principais cargos ocupados estão o de Comandante do Primeiro Esquadrão de Interceptação e Ataque, Encarregado do Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1A, Comandante do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval “Almirante José Maria do Amaral Oliveira”, Chefe do Estado-Maior do Comando da Força Aeronaval, Chefe de Gabinete do Estado-Maior da Armada e Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada.

Fotos: Soldado Máximo e Soldado Francisco Silva / COMAE