ANIVERSÁRIO

CISCEA celebra 40 anos de existência com homenagem dos Ex-Presidentes

A CISCEA é o órgão implantador de toda a infraestrutura do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)
Publicada em: 04/08/2020 11:19
Imprimir
Fonte: CISCEA, por Tenente Camille
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) celebrou, em julho, seu 40º aniversário. A CISCEA é o órgão implantador de toda a infraestrutura do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o órgão central do SISCEAB. Foram homenageados os colaboradores que completaram 10, 20 e 30 anos prestados à Comissão, em um evento restrito aos homenageados que puderam comparecer e alguns convidados, seguindo os protocolos de distanciamento social.

“Vivemos uma situação inusitada. As pessoas que puderam estar aqui simbolizam a grandiosidade dessa organização. Gostaria de parabenizar a todos que foram homenageados pelo tempo de dedicação à CISCEA”, parabenizou o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.

Na ocasião, o Presidente da CISCEA apresentou o lançamento do vídeo comemorativo alusivo aos 40 anos da Comissão, feito com base no acervo fotográfico pessoal fornecido pelos colaboradores e com a participação dos dez últimos Presidentes da CISCEA e Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.

No vídeo, o Brigadeiro Sérgio Bastos detalha as áreas de atuação, a missão ininterrupta da Comissão e suas maiores realizações. “Ano após ano, nesses 40 anos, este importantíssimo órgão do DECEA vem atingindo as suas metas e garantindo a implantação e modernização da infraestrutura necessária ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo. Tudo isso é fruto do trabalho da CISCEA. São feitos históricos forjados no idealismo e coragem técnica e administrativa daqueles que nos precederam na consolidação do controle do espaço aéreo no Brasil”, frisou o Oficial-General.

O vídeo mostra depoimentos dos últimos dez Presidentes da Comissão, que declararam o que a CISCEA representa para eles e citaram alguns importantes projetos, retratando as últimas duas décadas da história da Comissão. “Falar sobre a CISCEA por ocasião da comemoração dos 40 anos de aniversário é falar de um dos períodos mais significativos da minha carreira, de um tempo que eu tive a oportunidade de conviver com pessoas, civis e militares, do mais alto gabarito, pessoas que eu tive a oportunidade de consolidar amizade que perduram até hoje, de altíssima qualidade técnica que orgulharia qualquer Força Aérea, em qualquer país do mundo”, disse o Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, que presidiu a CISCEA de 2011 a 2003.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino também comentou sobre as quatro décadas da CISCEA. “Não tenho a menor dúvida agora, que a coisa mais importante na CISCEA se chama ´time CISCEA’. Porque sem esse time qualificado com certeza nenhum projeto teria caminhado e obtido o sucesso, de tantos e tantos projetos que foram incumbidos. É um privilégio participar, mesmo que à distância, desses 40 anos da CISCEA”, declarou o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, que foi Presidente da CISCEA no período 2007 a 2015.

O Brigadeiro Sérgio Bastos, ao fim dos depoimentos dos Ex-Presidentes da CISCEA, agradeceu e ressaltou o trabalho de cada um dos integrantes da Comissão pelo seu dinamismo, trabalho árduo e dedicação incomensurável, que tornam a CISCEA única no que faz desde 1980. “O trabalho de cada um dos senhores e senhoras remetem a boa imagem de nossa organização e ao nosso sucesso. Com sincera gratidão e reconhecimento, parabenizo a família CISCEA, grupo seleto de profissionais que mesmo nesse cenário adverso, não esmorecem”, finalizou o Presidente da Comissão.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, iniciou seu depoimento agradecendo e exaltando o papel de importância inigualável que a CISCEA exerce no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e agradecendo aos que fazem parte da história da CISCEA. “Agradeço a todos os civis e militares que fizeram e fazem parte dessa história, uma equipe de profissionais altamente qualificados, encarregados da complexa tarefa de implantação e modernização de toda gama de projetos visando à modernização do SISCEAB”, declarou.

O Diretor-Geral do DECEA fez questão de destacar que o reconhecimento às pessoas foi o ponto em comum citado pelos Ex-Presidentes da Comissão. “Todos eles citaram a dedicação, o conhecimento e fizeram questão de deixar registrado que o resultado alcançado pela CISCEA é fruto dessas pessoas que aí trabalham. Parabéns a todos vocês da CISCEA”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Heraldo, fazendo “justo preito ao Brigadeiro Sérgio Bastos por estar à frente dessa valorosa Instituição”.Para a Coordenadora de Contratos da Divisão Operacional, Letícia Bartholini, que trabalha na Comissão há quase 39 anos, o vídeo foi emocionante. “Fiquei muito feliz e emocionada. Passou um filme na minha cabeça”, disse Letícia. Já Eliane Praxedes, da Coordenadoria de Apoio da Divisão Administrativa, agradeceu a homenagem e elogiou o vídeo. “Eu visto a camisa da CISCEA, obrigada pela homenagem. Belíssima apresentação, parabéns pelo trabalho”, declarou.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Fotos: Tenente Camille/CISCEA