REESTRUTURAÇÃO

Comandos Aéreos Leste e Nordeste são reativados

Cerimônias ocorreram na quinta (02) e sexta-feira (03), no Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), respectivamente
Publicada em: 03/07/2020 17:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu, nesta quinta-feira (02) e sexta-feira (03), as cerimônias de reativação dos Comandos Aéreos Leste (III COMAR), localizado no Rio de Janeiro (RJ), e Nordeste (II COMAR), em Recife (PE). O Comandante foi recebido pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. 

O Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros e o Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães assumiram os cargos de Comandante do III COMAR e do II COMAR, respectivamente.

“É importante termos em mente a continuidade do Aprimoramento Operacional e Gerencial, com disposição e coragem para conduzir os ajustes necessários para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de nossa Força Aérea Brasileira [FAB]. O Comando vai ter suas ações sempre baseadas nesse tripé: a representação regional, o apoio administrativo, por meio de suas organizações subordinadas e o suporte à atividade-fim da Força, o preparo e o emprego", afirmou o Major-Brigadeiro Medeiros, em seu discurso.

Estavam presentes nos eventos, ainda, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica, dentre outras autoridades.

O Brigadeiro Cesar, ao assumir o novo cargo, falou sobre o trabalho a ser desenvolvido. "Está sendo reativado o Comando Aéreo Nordeste - II COMAR, com uma visão holística, que permitirá exercer a supervisão das Organizações Militares (OMs) subordinadas, baseadas em indicadores de desempenho, bem como retomar a representatividade do Comando da Aeronáutica na região Nordeste."

Os Comandos Aéreos terão suas atividades focadas na supervisão, coordenação e controle, na sua área de jurisdição, bem como na gestão administrativa das OMs subordinadas, por meio de indicadores de desempenho regionais e de tendência, de maneira a mensurar o alcance dos objetivos estratégicos e metas correspondentes.

O Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre a importância da reativação das Organizações Militares, subordinadas à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica. "Nós iniciamos hoje a efetivação, execução e materialização dos ditames da Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica, que identificou a necessidade de nós voltarmos a ter um binômio de referência e de representação, territorialmente", explanou o Oficial-General.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a relevância do Projeto Piloto. "Iniciamos o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER), tão importante e necessário para a Força, que visa, entre outros aspectos, resgatar a referência e a representatividade da Instituição no nível regional, além da separação efetiva das atividades operacionais e administrativas das Organizações da FAB".

Projeto Piloto - DCA 19-5/2020

Após a publicação da Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER) - Projeto Piloto DCA 19-5/2020, em maio, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a Fase 1 do processo, que consiste na implantação do Projeto Piloto nos Comandos Aéreos Leste e Nordeste. A iniciativa é fruto de um estudo realizado pelo EMAER, que apontou para a necessidade de resgatar a referência e a representatividade do COMAER no nível regional, além da separação efetiva das atividades operacionais e administrativas das Organizações da FAB.

Fotos: Soldado Anderson Soares/CECOMSAER