ESQUADRILHA DA SOLIDARIEDADE

Força Aérea Brasileira incentiva doação de sangue

Integrantes da Esquadrilha da Fumaça (EDA) reforçaram o banco de sangue do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) nesta sexta-feira (26)
Publicada em: 26/06/2020 17:29
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana


Integrantes do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que encantam com suas manobras a bordo do A-29 Super Tucano pelos céus do Brasil e do mundo, se transformaram na Esquadrilha da Solidariedade. Nesta sexta-feira (26) os militares reforçaram o banco de sangue do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Com a ação, os integrantes da Esquadrilha ajudaram o Hemocentro que é responsável por abastecer 110 hospitais na região, o correspondente a 33% de todo o Estado de São Paulo. Segundo o Hemocentro, devido à pandemia da COVID-19, os estoques estão comprometidos. Portanto, a iniciativa, como um gesto simples mas muito significativo, é importante para estimular a manter os bancos de sangue abastecidos. A doação de sangue é fundamental para salvar vidas e a Força Aérea Brasileira (FAB) está empenhada em colaborar com ações de solidariedade, especialmente neste momento de pandemia que assola o país. 

O Comandante do EDA, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, destacou a importância da atuação dos integrantes nesta ação. “Mais do que contribuir na doação, a FAB busca conscientizar a população e incentivar a doação de sangue. Com esse nosso pequeno gesto, pretendemos ajudar a divulgar a Campanha 'Junho Vermelho', tendo em vista a diminuição de doadores nesse período do ano em que as pessoas têm se mostrado receosas em doar por causa da pandemia de COVID-19. Outra ação da FAB muito importante é a Campanha 'Você era a gota que faltava. Doe Sangue. Doe Vida!', que tem o objetivo de conscientizar os militares da Força sobre a  importância da doação", destacou.

Homenagem
A Esquadrilha da Fumaça realizou uma homenagem no mês marcado pela Doação de Sangue. Devido às restrições em virtude da pandemia da COVID-19, a homenagem deste ano ocorreu a distância. As aeronaves escreveram DOE SANGUE DOE VIDA! no céu de Pirassununga (SP). A escrita ocorreu durante um voo de treinamento dos pilotos.

FAB solidária
Durante o atual cenário de combate ao novo Coronavírus, hemocentros de todo Brasil registram baixa nas doações e, para contribuir, a Força Aérea incentiva o efetivo para que faça sua parte como doadores. Desde 2017, a FAB promove a campanha “Você era a gota que faltava. Doe Sangue. Doe Vida!”, capitaneada pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), em coordenação com a Fundação Hemocentro de Brasília (DF), que mantém seu ciclo mensal de doações. As doações também são realizadas nas demais Unidades da Federação. Organizações Militares (OMs) de São Paulo (SP)Brasília (DF), Porto Velho (RO)Boa Vista (RR)Belo Horizonte (MG)Manaus (AM)Natal (RN), e Salvador (BA), entre outras, também participam das ações.

Fotos: Divulgação

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

imagens/original/40511/BH1.jpg
imagens/original/40511/BH2.jpg
imagens/original/40511/BR1.jpg
imagens/original/40511/BR2.jpg
imagens/original/40511/IMG_4198.jpg
imagens/original/40511/IMG_4229.jpg
imagens/original/40511/MAN1.jpg
imagens/original/40511/MAN2.jpg
imagens/original/40511/MAN3.jpg
imagens/original/40511/NAT2.jpg
imagens/original/40511/SALV1.jpg
imagens/original/40511/SP1.jpg
imagens/original/40511/SP2.jpg