SAÚDE

Guarnição de Aeronáutica de Barbacena entrega mais de mil protetores faciais a hospitais

O objetivo é reforçar a segurança dos profissionais de saúde
Publicada em: 20/06/2020 10:00
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Domingos
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) realizou, nesta sexta-feira (19), a entrega de mais de mil protetores faciais (face shield) para reforçar a segurança dos profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Policlínica e Maternidade (IMAIP). Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, os materiais também serão distribuídos para outras unidades de saúde da região para utilização no combate à pandemia da COVID-19.

face shield foi desenvolvida por um grupo de trabalho do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ). Já foram distribuídas 800 unidades para as Organizações de Saúde da Aeronáutica (OSA), conforme definição da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA). Trata-se de óculos de segurança, adquiridos pelo Centro de Aquisições Específicas (CAE) que servem como suporte para uma folha de acetato, devidamente adaptada para compor os protetores.

"Estes Equipamentos de Proteção Individual (EPI), principalmente os protetores faciais, aumentam ainda mais a segurança de toda a equipe assistencial, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, pois, juntamente às máscaras, são os equipamentos mais seguros que trabalhamos para evitar a contaminação", afirmou o Diretor Cliníco-Geral do IMAIP, Celso Campos.

Para o Chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, Maurício Becho, a doação do material de proteção aconteceu em um momento oportuno. "No instante em que a Força Aérea nos auxilia com esta importante doação, ela potencializa a nossa ação, o nosso serviço mediante a esta pandemia. Agradecemos a ajuda e a parceria para com a saúde pública de toda a região", destacou.

Segundo o Comandante da GUARNAE-BQ, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a Força Aérea Brasileira intensifica cada vez mais o vínculo de cooperação entre a Instituição e a cidade, procurando ajudar na proteção dos diversos profissionais de saúde barbacenenses e da região que atuam no enfrentamento da pandemia. "Os laços de cooperação sempre aconteceram de maneira natural nestes 71 anos de existência da Escola Preparatória de Cadetes do Ar com a sociedade barbacenense. Portanto, como estamos todos juntos para superarmos esta crise, fazemos esta doação com a intenção de dar o suporte necessário aos estabelecimentos de saúde para o combate da Covid-19", finalizou.

Fotos: Sargento Valentim / EPCAR