AÇÃO SOCIAL

Guarnição de Barbacena (MG) entrega donativos arrecadados em Campanha do Agasalho

Foram distribuídos cobertores, roupas e calçados à população em situação de rua, à Comunidade Aliança de Misericórdia e ao Lar São Caetano
Publicada em: 15/06/2020 18:38
Imprimir
Fonte: EPCAR/SCS, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) situadas em Barbacena (MG), com apoio da comunidade local, realizaram uma ação solidária, por meio da Campanha do Agasalho. Cerca de mil peças de roupas, cobertores e calçados foram arrecadados e doados à população em situação de rua; à Comunidade Aliança de Misericórdia, que atende dependentes químicos; e ao Lar São Caetano, que acolhe crianças em situação de negligência, maus-tratos e vítimas de violências diversas.

O efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), da Escola Preparatório de Cadetes do Ar (EPCAR), do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ) e do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), mobilizou-se para arrecadar os donativos e ajudar quem precisa.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, destacou que a realização da campanha reafirma o compromisso do Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio de suas Unidades, em integrar a sociedade brasileira. “Mais uma vez nossa Guarnição dá continuidade a sua tradicional Campanha do Agasalho, que ocorre anualmente. O inverno está próximo e nossa cidade é considerada uma das mais frias do Estado. Agradeço aos órgãos que nos apoiaram, ao efetivo que participou com seus donativos e à sociedade barbacenense, que nos acolhe há 71 anos, e mais uma vez se une para que possamos aquecer àqueles que passam frio”, disse o Comandante, que participou do entrega dos donativos.

População em situação de rua

No ano passado, os donativos arrecadados eram doados para instituições filantrópicas de Barbacena. Mas, neste ano, a população em situação de rua também foi beneficiada. O ato de entrega ocorreu na terça-feira (9), por militares do efetivo da GUARNAE-BQ, juntamente com integrantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), do município. O setor é responsável pelo atendimento e acolhimento das pessoas.

Para a Assistente Social do CREAS de Barbacena, Ana Khristie Martins, a iniciativa das Unidades da FAB no município foi inédita e ajuda diretamente a quem precisa. “É um público grande e este trabalho realizado pela EPCAR é importante porque foi ao encontro deles, fazendo com que sintam-se valorizados e acolhidos”, destacou.

Todas as pessoas em situação de rua cadastradas pelo CREAS receberão os donativos. Os que não foram encontrados durante a ação, receberão seus kits em outro momento, que será organizado pelo departamento do município.

Comunidade Aliança de Misericórdia e Lar São Caetano

Os donativos foram destinados ainda às instituições de Barbacena. Uma delas foi a Comunidade Aliança de Misericórdia, que desenvolve um projeto de reabilitação de dependentes químicos. As roupas infantis recebidas foram destinadas ao Lar São Caetano, localizado próximo à EPCAR, que acolhe crianças em situação de negligência, maus-tratos e vítimas de violências diversas.

A Coordenadora do Lar São Caetano, Irmã Irene Barbosa Moreira, agradeceu o apoio e as doações recebidas. “Agradecemos aos benfeitores e a todas as pessoas da EPCAR que organizaram e contribuíram com essa Campanha do Agasalho. Os cobertores serão doados às famílias do bairro Nova Cidade, onde também as acolhemos. Estes donativos darão a eles mais esperança no coração, reduzindo o desespero e a tristeza que estão vivendo. Muito obrigado por este gesto de solidariedade”, finalizou.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

imagens/original/40436/DOM_0019.JPG
imagens/original/40436/DOM_0024.JPG
imagens/original/40436/DOM_0030.JPG
imagens/original/40436/DOM_0032.JPG
imagens/original/40436/DOM_0077.JPG
imagens/original/40436/DOM_0092.JPG
imagens/original/40436/DOM_0108.JPG