OPERAÇÃO COVID-19

FAB entrega mais de 25 mil refeições a caminhoneiros em Santos (SP)

A estrutura de campanha montada para produção e distribuição de alimentos aos caminhoneiros da região portuária de Santos completou um mês de operação
Publicada em: 11/06/2020 12:28
Imprimir
Fonte: Base Aérea de Santos (BAST)
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Montada em 4 de maio, a estrutura de campanha responsável pela produção e distribuição de alimentos aos caminhoneiros que trafegam pela região portuária de Santos completou 1 mês de operação. Foram distribuídas, neste período, mais de 25 mil refeições, em uma ação da Força Aérea Brasileira (FAB) que é parte da Operação COVID-19. São empregados, diariamente, um contingente de 50 militares, composto por cozinheiros, arrumadores, hidraulistas, motoristas, além da equipe envolvida com a escolta, guarda e segurança da missão.

A estrutura empregada inclui um contêiner no qual funciona uma cozinha industrial, além de outras duas com mobilidade, instaladas em um caminhão, chamado de Rodomapre, onde é transportado o alimento. Todos esses equipamentos pertencem ao Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), cuja missão é suportar logisticamente operações e exercícios desdobrados, de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER). O complexo de preparo foi montado no interior da Base Aérea de Santos (BAST), sede da ação, localizada no Distrito de Vicente de Carvalho, município do Guarujá. Além do GALC, participam desta atividade os Grupamentos de Apoio dos Afonsos (GAP-AF) e de São Paulo (GAP-SP). Todas estas organizações são subordinadas à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).

A ação tem sido muito bem recebida pelos caminhoneiros, que frequentemente elogiam a iniciativa ao receberem as refeições. Os militares que participam diariamente da ação destacam a oportunidade ímpar de participar e cumprir essa missão em prol da sociedade, como relata o Suboficial Athayde da Silva Soares, coordenador das equipes da Unidade Celular de Intendência (UCI). "É extremamente gratificante ver a reação dos caminhoneiros em cada entrega e perceber que vale a pena todo o esforço e dedicação", relata o militar.

Operação COVID-19


A iniciativa da Força Aérea faz parte da Operação COVID-19 e ocorre em coordenação com o Comando Conjunto do Sudeste, com sede na cidade de São Paulo. A Operação foi deflagrada pelo Ministério da Defesa e conta com a atuação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira no enfrentamento da pandemia de COVID-19. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 Unidades Federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, doação de refeições para caminhoneiros, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no  Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). 

Fotos: Soldado A. Soares/Cecomsaer