CONVÊNIO

ITA assina convênio com a Funcate para apoio às iniciativas de combate à COVID-19

A parceria viabilizará a execução do Programa de Apoio às Pesquisas e Iniciativas Relacionadas ao Combate à COVID-19 do ITA
Publicada em: 09/06/2020 13:19
Imprimir
Fonte: ITA, Capitão Fábio Cox e DCTA, Tenente Isabele
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinou, no dia 4 de junho, um convênio entre o Instituto e a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate) que apoiará às iniciativas de combate à Covid-19 que firmará mais uma colaboração entre as duas Instituições.

“Nós, da Funcate, nos sentimos muito orgulhosos em termos a oportunidade de participar desse esforço junto ao ITA para procurar soluções que venham causar alívio para sociedade e nos preparar para acontecimentos que apareçam no futuro que sejam semelhantes”, declarou o Presidente do Conselho Diretor da Funcate, Josiel Urbaninho de Arruda.

A parceria viabilizará a execução do Programa de Apoio às Pesquisas e Iniciativas Relacionadas ao Combate à COVID-19 do ITA, o InovarITA pela Saúde, que receberá, por meio da Funcate, recursos de captação decorrente de doações de pessoas físicas ou jurídicas.

Para o Reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, o Instituto possui muitas inovações, incluindo o projeto que detecta o Coronavírus no ar. “Dentro desse convênio talvez o fundo de endowment (fundos filantrópicos) seja o embrião que o ITA precisa. Agradeço ao DCTA e a Funcate por essa parceria”, destacou.

A gestão administrativa e financeira do InovarITA pela Saúde será de responsabilidade da Funcate e terá a finalidade de prover recursos para o incentivo e apoio a projetos e atividades de pesquisa, inovação e extensão do Instituto em apoio ao combate à COVID-19. 

O Programa será coordenado por um Grupo Gestor, composto pelos Vice-Reitor, Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional e de Pós-Graduação, do ITA, que ficarão responsáveis por submeterem as propostas de uso dos recursos para apreciação do Conselho da Reitoria e por apresentarem o relatório anual de atividades.

O modelo de gestão adotado pelo Programa é o de convênio com a Funcate, em que será usada sua expertise construída ao longo de mais de trinta anos de atuação na gestão de recursos de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de instituições governamentais do nosso país tais como: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), DCTA e organizações subordinadas.

O desenvolvimento do Programa foi realizado em dois meses, tempo extremamente rápido decorrente do esforço concentrado com foco em respostas às demandas surgidas da crise causada pela propagação do novo Coronavírus.

As propostas de aplicação de recursos serão recebidas em atendimento à publicação de chamadas internas no Instituto, podendo candidatar-se professores, pesquisadores, instrutores, alunos (graduação e pós-graduação), bem como as Pró-Reitorias do Instituto. O foco das chamadas deverá ser o combate à COVID-19.

O ITA se mobilizou prontamente diante da nova realidade criada pela instalação da pandemia. Alguns projetos e iniciativas já estão em curso, tais como: produção de máscaras face shields (máscaras de rosto), produção de peças de respiradores, produção de álcool em gel, mostrando o potencial produtivo do ITA e sua capacidade de retorno à sociedade, assim como com o desenvolvimento de equipamentos e metodologias no combate e na prevenção à COVID-19.

“Em nome do Diretor-Geral, Major-Brigadeiro Ar Hudson Costa Potiguara, gostaria de parabenizar mais uma iniciativa do ITA que eu tenho certeza absoluta que vai ajudar não só a sociedade brasileira, mas também a população mundial”, finalizou o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos.

Fotos: Sargento Roberto