CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CLA recebe Frente Parlamentar Mista do Programa Espacial Brasileiro

Parlamentares fazem parte da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro, criada em fevereiro de 2020
Publicada em: 06/06/2020 08:00
Imprimir
Fonte: CLA, por Tenente Andreza
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Tenente-Coronel Denys

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu, na quinta-feira (4), o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, juntamente com Deputados Federais integrantes da Frente Parlamentar Mista do Programa Espacial Brasileiro (FPMPEB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). A visita teve como objetivo apresentar a infraestrutura atualmente disponível e informações sobre os planos, projetos e programas relacionados à operacionalização comercial do Centro Espacial de Alcântara (CEA).

Os parlamentares foram recebidos no CLA pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e pelo Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza. 

Durante o encontro, o Major-Brigadeiro Potiguara apresentou a estrutura aos visitantes. Logo depois, o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), o Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, explicou o Projeto Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) com o foco na comercialização de lançamentos a partir de Alcântara.

Após as apresentações, os parlamentares conheceram o Centro de Controle do CLA, local onde é feita toda a coordenação das operações de lançamento. Em seguida, foram ao Setor de Preparação e Lançamento (SPL) e à Torre Móvel de Integração (TMI), plataforma de lançamento que se encontra em adaptação para receber o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM): principal projeto nacional relacionado a veículos transportadores de cargas espaciais e que deve ser operado em Alcântara nos próximos anos.

O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes, ressaltou a importância do encontro. “Para mim, é fundamental o apoio do Congresso Nacional ao Programa Espacial Brasileiro, em especial por meio da Frente Parlamentar, tendo em vista o potencial de dinamização econômica e transformação social para toda sociedade brasileira”, frisou.  

O Presidente da AEB, Carlos Moura, comentou sobre a relevância do Centro e do Programa Espacial. "Temos que demonstrar aos integrantes da Frente Parlamentar o impacto e o valor desse projeto junto ao município de Alcântara e toda região, bem como as perspectivas futuras de incremento das atividades espaciais nesse contexto", resumiu.

Para o Presidente da Frente Parlamentar Mista do Programa Espacial Brasileiro, Deputado Federal Daniel Freitas, é preciso entender que o Brasil, hoje, tem vantagem mundial.

O Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza, comentou sobre o encontro. "A reunião com a Frente Parlamentar Mista do Programa Espacial Brasileiro permitiu que os deputados vislumbrassem o potencial operacional e logístico que o CLA tem para o Brasil e para o mundo, no qual não é encontrado em outro Centro de Lançamento", finalizou.

Fotos: Soldado Lopes Coelho

Assunto(s): , , , ,