NOTA DE FALECIMENTO

Falecimento do senhor Rui Carlos Volz Barboza

´´Rui de Pelotas´´ dedicou grande parte de sua vida apoiando as Força Armadas
Publicada em: 20/05/2020 08:37
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento do Senhor Rui Carlos Volz Barboza, ocorrido na última segunda-feira (18), no Hospital Fundação Apoio Universitário (FAU), na cidade de Pelotas (RS). O sepultamento foi realizado no cemitério São Francisco de Paula.

Conhecido na FAB como "Rui de Pelotas", ingressou na Aeronáutica como soldado em 1966, na Base Aérea de Canoas, permanecendo por 8 anos, tendo sido licenciado como Cabo após findar seu tempo de serviço.

Mesmo após a saída da FAB, Rui dedicou grande parte do tempo apoiando as Força Armadas. 

Em 1983, pousava na cidade de Pelotas a aeronave C-130 Hércules, fazendo uma escala para prosseguir na 1ª Missão em Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Na ocasião, Rui dirigiu-se ao aeroporto da cidade, conversou com a tripulação e prestou todo apoio necessário. Desde então, durante 37 anos, todas as tripulações que pousavam na localidade recebiam o seu apoio fraternal.

Era chamado, carinhosamente, de “Comandante da Base de Pelotas“, pois recepcionava os militares com cordialidade e atenção. Seu amor pelas Forças Armadas e destacado espírito patriótico, fizeram com que recebesse diversas condecorações militares, entre elas a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), recebida em 2004, e a Medalha Santos Dumont, em 1990.

As lembranças de comprometimento, entusiasmo e amor à Pátria ficarão na memória de todos os que tiveram a sorte do conhecê-lo.

A Força Aérea Brasileira transmite sinceras condolências aos familiares do prezado amigo.

Fotos: Divulgação