PALESTRA

Comandante da Aeronáutica realiza palestra para a ECEME

A palestra à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército foi proferida por meio de videoconferência
Publicada em: 16/05/2020 08:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez palestrou, na manhã desta sexta-feira (15/05), para oficiais-alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), localizada no Rio de Janeiro (RJ). O encontro foi por meio de videoconferência e teve o objetivo de apresentar à audiência a atual conjuntura do Comando da Aeronáutica e as perspectivas para o futuro.

Participaram os oficiais-alunos do 1º ano do Curso de Comando e Estado-Maior e do Curso de Direção para Engenheiros Militares. Estiveram presentes, junto ao Comandante da Aeronáutica em seu Gabinete, o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço e o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

Dentre os assuntos abordados, o Tenente-Brigadeiro Bermudez tratou sobre as Diretrizes do Comando da Aeronáutica; os Projetos Estratégicos; o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas; as Ações de Combate ao Coronavírus (COVID-19); a Operação Verde Brasil 2; dentre outros. “Sinto-me honrado em dirigir-me aos senhores que fazem dos ensinamentos daqueles que nos antecederam os pilares que sustentam nossas Instituições", disse.

O Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) – Escola Marechal Castello Branco, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, agradeceu ao Comandante da Aeronáutica pela participação. "Sabemos que este momento de pandemia exige, de todos nós das Forças Armadas, o melhor de nossas capacidades para darmos as respostas necessárias ao povo brasileiro. Por isso, agradecemos pela consideração e distinção que demonstra à nossa escola", ressaltou. 

Atuação na Operação COVID-19

Ao explanar sobre as ações desenvolvidas na Operação COVID-19, o Comandante da Aeronáutica destacou o emprego de aeronaves no Transporte Aéreo Logístico para a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos e respiradores para diversos Estados; a atuação do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA); e o apoio direto à sociedade, como doação de alimentos, cestas básicas, entrega de refeições aos caminhoneiros, implantação de Hospital de Campanha (HCAMP) em Santos (SP) e doação de sangue.

Fotos: Soldado T. Amorim/CECOMSAER e  Soldado Ribeiro/ECEME