SOLIDARIEDADE

Programa Forças no Esporte do DCTA distribui kits de alimentação

Ao todo, 112 alunos oriundos das redes de ensino Municipal e Estadual de São José dos Campos foram contemplados com dois kits alimentação
Publicada em: 06/05/2020 10:00
Imprimir
Fonte: DCTA, por Capitão Marta Melchiors
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado em São José dos Campos (SP), distribuiu, no período de 27 a 30 de abril, 208 kits de alimentação aos matriculados na iniciativa.

Sob a orientação do Ministério da Defesa (MD) e apoio do DCTA, a ação visa suprir parte das necessidades ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Ao todo, 112 alunos oriundos das redes de ensino Municipal e Estadual de São José dos Campos foram contemplados com dois kits alimentação no intuito de atender as famílias nos meses de maio e junho.

A coordenadora pedagógica do Projeto, Tenente-Coronel Eliana Rocha Rodrigues, foi a responsável para entrar em contato com as famílias e verificar suas necessidades. “Esses kits vieram contribuir para amenizar o impacto desse momento tão difícil que estamos passando”, afirmou.

A entrega dos donativos ocorreu na sede do Clube dos Oficiais do DCTA (COCTA), e cumpriu todas as regras sanitárias exigidas no momento, como a manutenção da distância entre os familiares para evitar aglomeração, conforme orientação do Ministério da Defesa.

O pai de um aluno atendido pelo Projeto, Paulo Sérgio Gonçalves, ressaltou a importância do apoio recebido, considerando que teve seu contrato de trabalho rescindido após o início da pandemia. “Foi ótimo receber esses kits, porque a ajuda veio em boa hora”, agradeceu.

O reforço alimentar é um fator importante dentro das atividades do PROFESP, e a Orientação Normativa nº 4, de 31 de março de 2020, do Ministério da Defesa, prevê a distribuição de kits alimentação aos beneficiários do Programa durante o estado de calamidade pública em decorrência da COVID-19. Os donativos foram adquiridos com a verba repassada pelo Ministério da Educação, e seria empregada na alimentação dos alunos durante as atividades do PROFESP no DCTA, as quais foram suspensas desde 16 de março para prevenir o contágio pelo Coronavírus.

Para o Coordenador-Geral do PROFESP no DCTA, Coronel Intendente Narciso Campos Filho, a ação demonstra uma preocupação social frente ao cenário em que estamos vivendo. “Além de atender os beneficiados do Programa, conseguimos interagir direto com os alunos e ajudar suas famílias. Nessa pandemia, as crianças ficam vulneráveis e os familiares também, sendo esse um gesto de solidariedade”, revelou.

Sobre o PROFESP

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, e atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, promovendo mudanças de atitude e fortalecendo princípios e valores saudáveis para a vida em sociedade.

O projeto foi implantado no DCTA em março de 2019, em parceria com a Secretaria de Educação (Programa Escola Ativa) e a Secretaria de Esportes (Programa Atleta Cidadão) da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, sob a coordenação do Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e do Tenente-Coronel Intendente Narciso Campos Filho.

Fotos: Fredy Nogueira