CIDADANIA

AFA realiza campanha de arrecadação de alimentos para doação

Entrega dos alimentos para as duas entidades ocorreu em abril
Publicada em: 06/05/2020 09:00
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Inforzatto
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, no dia 28 abril, uma campanha interna de arrecadação de alimentos não perecíveis (macarrão, arroz, óleo, café, açúcar, chá e leite), em um montante de aproximadamente duas toneladas, que foram doados à Santa Casa de Misericórdia e Fundo Social de Solidariedade.

Essa campanha reforça a efetiva participação da Força Aérea Brasileira (FAB), em âmbito nacional, em um momento delicado que requer incursões pontuais e céleres em diversas frentes para o auxílio à população mais afetada pelo Coronavírus. “A solidariedade é um ato comum para nós militares. Poder oferecer auxílio à nossa Santa Casa, entidade imprescindível e que é admirada por nós, traduz-se em motivo de grande alegria”, explica o Comandante do Esquadrão de Comando da AFA, Coronel Intendente Odilor da Silva Lopes. Foram definidas quantidades de alimentos para cada setor, e os militares participaram de maneira espontânea. Entretanto, a adesão foi tamanha, que em vários casos foram arrecadadas quantidades muito superiores às definidas inicialmente.

O Fundo Social de Solidariedade recebeu 22 cestas básicas em uma ação desenvolvida por membros da Turma Adelfi, que passou pela AFA entre os anos de 1999 a 2002. A partir de conversas sobre as consequências da pandemia relacionada a COVID-19 e sobre relatos de sofrimento de diversas famílias que enfrentam dificuldades até mesmo para alimentar os próprios filhos, surgiu a ideia da campanha para tentar amenizar um pouco este sofrimento. “Como prova dos laços e valores que forjamos durante nossos anos na AFA e na EPCAR, vários membros (militares e ex-militares) da turma aderiram à campanha e decidiram ajudar. Com o dinheiro arrecadado, adquirimos alimentos e que foram entregues às famílias tanto na cidade de Pirassununga (SP) quanto em Barbacena (MG). Devolvemos, dessa forma, um pouco do carinho e da acolhida de nossa época de alunos e cadetes. No final, fica aquela sensação de dever cumprido, e a satisfação de ajudar a quem necessita”, comenta o Major Dayve Moraes Piva, integrante da turma e atual Assistente do Comandante da AFA.

A AFA, por meio do PROFESP, também continuará no mês de maio a entrega dos kits alimentação iniciada em abril para as famílias das 270 crianças beneficiadas pelo programa, com o objetivo de manter o suprimento dos insumos de alimentação durante o período de contingência devido à pandemia do Coronavírus.

Fotos: Sargento Gaedke