OPERAÇÃO COVID-19

KC-390 Millennium realiza Transporte Aéreo Logístico nesta segunda-feira 

Aeronave da FAB transportou 8.400 unidades de álcool em gel para Manaus (AM)
Publicada em: 04/05/2020 17:42
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro


A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (04/05), mais uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), transportou 8.400 unidades de álcool em gel de Guarulhos (SP) para Manaus (AM). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O avião multimissão da FAB decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), às 11h20 (horário de Brasília), e pousou na Ala 8 – Base Aérea de Manaus, às 15h15, onde fez o descarregamento do material, que foi doado pelo Hospital Albert Einstein. Os itens serão entregues à Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da pandemia.

O Comandante da aeronave, Major Aviador Francisco Roza Kosaka, falou que é indescritível a sensação de poder ajudar a população brasileira a enfrentar a COVID-19. "Todo esse trabalho que o Esquadrão está fazendo é para minimizar os impactos da pandemia no País. A sociedade pode estar certa de que estamos fazendo o melhor", destacou.

Para o Sargento Bei Alexandre Casagrande da Silva Garcez, mecânico da aeronave, é uma honra participar da Operação COVID-19 e fazer parte da Força Aérea Brasileira nesse momento de crise pandêmica mundial. “Todas as missões humanitárias são de suma importância para a FAB e para a nação. Em cada missão a gente cresce e se sente mais fortificado”, afirmou.

Os pilotos dos aviões multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave. A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19. Neste caso, houve a participação do COMAE, no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras. A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

A aeronave já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo, em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. Além disso, realizou ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas (RS).

Operação COVID-19

A Operação COVID-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Tenente Kramer/BASP e Tenente Bruna/Ala 8.

Vídeo: Sargento Keyla dos Santos/CECOMSAER

Clique aqui para ver o vídeo da matéria.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Veja também a cobertura da missão no perfil da Força Aérea Brasileira no Twitter:

imagens/original/40246/KC390_GR_3.jpg
imagens/original/40246/KC390_GR_5.jpg
imagens/original/40246/KC390_GR_6.jpg
imagens/original/40246/KC390_GR_7.jpg
imagens/original/40246/KC_390_MN_b_3.jpg