AVIAÇÃO DE CAÇA

Aspirantes a Oficial da FAB realizam primeiro voo solo em aeronave de caça

O voo se tornou simbólico por ter ocorrido no Dia da Aviação de Caça, em 22 de abril
Publicada em: 23/04/2020 14:20
Imprimir
Fonte: 2°/5° GAV, por Tenente Ranyer
Edição: Agência Força Aérea, Aspirante Letícia Faria - Revisão: Major Monteiro

A tarde dessa quarta-feira (22/04) foi diferente na rotina dos integrantes do 2º/5º GAV – Esquadrão Joker, sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN). Isso porque, a bordo da aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), estavam os Aspirantes a Oficiais Aviadores Gianfranco Santiago Spatti e Matheus José da Silva Araújo que registravam, em suas carreiras, o primeiro voo solo. Eles fazem parte do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA) de 2020, com outros 26 Estagiários.

As aulas teóricas tiveram duração de pouco mais de um mês, seguidas de preparação no simulador de voo e, ainda, voos de instrução de adaptação à aeronave. Assim, os aspirantes tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos sem instrutor a bordo. A missão consistiu em uma série de exercícios de controle da aeronave, acrobacias e treinamentos de toque e arremetida, ou seja, pousos e decolagens contínuas com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas básicas de voo. “Na ocasião em que comemoramos o Dia da Aviação de Caça, tive a oportunidade de dar um passo importante para fazer parte nesse seleto grupo.

Durante minha carreira, espero honrar a memória daqueles que, há exatos 75 anos, fizeram história nos céus italianos”, disse o Aspirante a Oficial Spatti.

Para o Aspirante a Oficial Aviador Matheus José da Silva Araújo, foi momento de relembrar os sete anos vividos nas escolas de formação da FAB, bem como os meses de dedicação ao curso operacional na Aviação de Caça. “A data ganha um significado ainda mais especial para mim, um momento único que ficará para sempre na minha memória”, afirmou o aspirante.

Recepção emocionante e tradicional

No retorno da missão, os estagiários foram recebidos com a canção "Afinal", tradicional entre os pilotos de caça após o primeiro voo solo desde a ativação da Unidade Aérea, em 1953 e, pelo Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, que considerou o momento de alegria em meio à situação de dificuldades enfrentada por toda sociedade. “Nasce um caçador no dia que se cultua os heróis da Aviação de Caça, heróis da Força Aérea, que ajudaram a criar a identidade de uma força perseverante e guerreira, que continuam a inspirar gerações e gerações de novos pilotos de caça e pilotos de combate”, concluiu o Oficial-General.

Os estagiários foram recepcionados, também pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 10, Coronel Aviador André Fernando Albuquerque Bergo e pelo Comandante do 2°/5° GAV, Tenente-Coronel Aviador José de Almeida Pimentel Neto, que comemorou juntamente com outros instrutores de voo, a conquista. “É um momento muito especial que todos nós, pilotos de caça, nunca esquecemos. Foi uma oportunidade ímpar para esses aspirantes vencerem uma etapa dos seus sonhos na semana em que comemoramos o Dia da Aviação de Caça. Desejo que possam buscar inspiração na determinação e coragem dos nossos antepassados para alcançar uma carreira operacional de sucesso”, destacou o Comandante do Esquadrão.

Esquadrão Joker e o CEO-CA

O Esquadrão Joker está localizado em Parnamirim (RN) e é subordinado à Ala 10. Tem como missão especializar os oficiais aviadores egressos da Academia da Força Aérea na Aviação de Caça. Ao longo de mais de 66 anos de existência, a Unidade Aérea já entregou quase 900 pilotos de caça para a Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Forças Aéreas de Nações Amigas.

A especialização na Aviação de Caça ocorre por meio da condução do CEO-CA. O curso busca a capacitação do futuro piloto de combate, visando desempenhar as ações de Força Aérea inerentes à aviação de caça como Ataque, Defesa Aérea, Reconhecimento Armado e Varredura, além do aperfeiçoamento profissional dos Aspirantes a Oficial, com a consolidação e aplicação de valores já aprendidos ao longo da sua formação. Ao final de aproximadamente oito meses, o então estagiário do CEO-CA é declarado piloto de caça e será capaz de guarnecer as Unidades Aéreas do Terceiro Grupo de Aviação: Esquadrões Escorpião (1º/3º GAV), Grifo (2º/3º GAV) e Flecha (3º/3º GAV), sediados, respectivamente, em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), dando continuidade à sua progressão operacional.

Fotos: Tenente Ranyer - 2°/5° GAV