OPERAÇÃO COVID-19

C-130 Hércules da FAB transporta ambulância para Salvador (BA)

Missão faz parte das ações de combate ao novo Coronavírus
Publicada em: 22/04/2020 19:38
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Uma aeronave C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta quarta-feira (22/04), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, transportou uma ambulância do Rio de Janeiro (RJ) para Salvador (BA). A missão foi designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde.

O FAB 2476, transportando a ambulância, decolou da Ala 11 - Base Aérea do Galeão, às 10h50 (horário de Brasília), e pousou na Base Aérea de Salvador (BASV) às 13h30. Sob coordenação da Subdiretoria de Logística da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), a ambulância será empregada no enfrentamento à pandemia de COVID-19.

O piloto do C-130, Capitão Aviador Warlley dos Santos Rodrigues, avalia que a missão foi mais uma oportunidade de contribuir para o combate à pandemia. Segundo o Oficial, essa atividade reitera a missão da FAB de atuar nos 22 milhões de km² da Dimensão 22, defendendo nosso espaço aéreo e integrando o território nacional. “Poder colaborar para que o país supere esse momento difícil é, sem dúvida, uma das missões mais gratificantes da qual eu participei como aviador da Força Aérea Brasileira”, enfatizou.  

O instrutor de loadmaster do C-130, Sargento Ari Naziozenio da Silva, também a bordo da aeronave como tripulante, disse que se sente honrado em poder contribuir com a Operação COVID-19. “Meu sentimento é de cumprir a missão da melhor forma possível. E reforça a satisfação de pertencer à Força Aérea Brasileira”, contou.

OPERAÇÃO COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Aspirante Mayara e Soldado Y. Martins /Ala 11, Sargento Gustavo e Soldado Luiz//BASV

Assista ao vídeo da missão.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

imagens/original/40183/1_C_130_GALEAO_SALVADOR_(D)_3_(2).jpg
imagens/original/40183/2_C_130_GALEAO_SALVADOR_(D)_3_(3).jpg
imagens/original/40183/C_130_GALEAO_SALVADOR_(D)_11.jpg
imagens/original/40183/C_130_GALEAO_SALVADOR_(D)_13.jpg
imagens/original/40183/C_130_GALEAO_SALVADOR_(D)_28.jpg