PROFESP

PROFESP da AFA realiza doação de alimentos para beneficiados

Famílias de 270 participantes receberam os kits, que contém arroz, feijão, leite, macarrão, óleo, sal, biscoito e farinha de trigo
Publicada em: 21/04/2020 15:57
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Inforzatto
Edição: Agência Força Aérea, Aspirante Letícia Faria - Revisão: Major Monteiro

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada na cidade de Pirassununga (SP), e uma das 31 Organizações Militares participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), iniciou, no dia 16 de abril, a distribuição de kits de alimentos para as famílias das crianças atendidas pelo programa. Com o objetivo de manter o suprimento dos insumos de alimentação durante o período de contingência devido à pandemia do Coronavírus, a alimentação diária que seria entregue às crianças foi substituída por kits alimentação.

Dessa forma, fica garantido o acesso à alimentação mesmo em período de suspensão das atividades do programa, conforme prevê a Orientação Normativa nº 4, de 31 de março de 2020, do Ministério da Defesa. “Agradeço imensamente, pois, infelizmente, o que tínhamos no armário agora é somente o que está nas latas de mantimentos. Deus abençoe vocês todos”, comenta Silvana da Silva Fernandes Santos, mãe da pequena Emilly, criança beneficiada pelo programa.

Kit alimentação

Seguindo as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, cada kit alimentação contém itens como arroz, feijão, leite em pó ou integral, macarrão, óleo, sal, biscoito e farinha de trigo. Nessa primeira etapa, que se estende até o início da próxima semana, o PROFESP da AFA entregará 270 kits alimentação, chegando a um montante de aproximadamente quatro toneladas de alimentos. Os locais selecionados para as entregas são escolas municipais presentes em diversos bairros, para facilitar o acesso, uma vez que a AFA fica distante 12 quilômetros da cidade. Também foi possível evitar o acúmulo de pessoas, em atenção às orientações de combate a COVID-19. Luvas, máscaras e álcool em gel para higienização das mãos também foram usados pela equipe de distribuição.

O Gestor Regional do PROFESP Sudeste 1, Coronel Aviador Daniel Simões da Veiga, reforça a importância da continuidade da assistência, mesmo com as atividades presenciais do programa suspensas. “Esses jovens ficaram privados dessas refeições durante o cenário de isolamento social, decorrente do novo Coronavírus, o que ocasionou a interrupção do funcionamento das escolas e também do PROFESP. A distribuição dos kits alimentação é uma forma de buscar atenuar as dificuldades enfrentadas por algumas de suas famílias”, explica o Coronel Daniel.

A distribuição dos alimentos prossegue na próxima semana e ocorrerá no mês de maio. O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Cidadania, com o apoio das Forças Armadas, sendo destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de 6 aos 18 anos de idade, da rede pública de ensino, e em parceria com as Prefeituras das cidades onde há núcleo. Além do acesso à prática de atividades esportivas físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contra turno escolar, dentro de Organizações Militares, há ainda, o fornecimento de refeições diárias.

Fotos: Soldado Vaz  /AFA