OPERAÇÃO COVID-19

Esquadrão de Saúde de Porto Velho (RO) realiza ações de combate ao Coronavírus

Equipamentos de Proteção Individual e Canal de Comunicação estão entre as ações de apoio ao efetivo durante a pandemia
Publicada em: 19/04/2020 10:00
Imprimir
Fonte: ALA 6, por Aspirante Rebeca
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane - Revisão: Major Monteiro

ES-PV realiza ações de combate ao novo CoronavírusO Esquadrão de Saúde de Porto Velho (ES-PV), em Rondônia, está atuando diretamente no enfrentamento ao novo Coronavírus. Desde meados do mês de março, diversas ações foram implementadas para combater a pandemia. Visando atender militares e dependentes com possíveis suspeitas da COVID-19, foi montada, na parte externa do ES-PV uma área de acolhimento, com cobertura total, janelas e circulação de ar por sistema condicionador, com troca do ar de dentro para fora.

Sob a Coordenação do Comandante do Esquadrão de Saúde, Major Médico Amazonas Barbosa da Rocha, foram firmadas parcerias com entidades locais, como a Universidade São Lucas, que confeccionou e doou máscaras (modelo Face Shield), além de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). "Os equipamentos vão aumentar ainda mais a proteção do efetivo do ES-PV", disse.

ES-PV realiza ações de combate ao novo CoronavírusVisando à redução de riscos, também é realizado o acompanhamento diário dos pacientes com síndrome gripal e a notificação e acompanhamento de todos os casos suspeitos. O acesso ao prédio do ES-PV está restrito a um único direcionamento de entrada e saída, sempre com a presença de um militar paramentado e instruído a reforçar as orientações, ao efetivo e aos pacientes, sob as demandas não relacionadas à síndrome gripal.

Foram realizadas, ainda, instruções ao efetivo referentes à paramentação e desparamentação de EPI’s, além de cuidados com o fluxos de atendimento nos Hotéis de Trânsito, na Seção de Subsistência, na Garagem e no Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD), quanto ao controle de aglomerações e cuidados de higienização.

Por fim, para sanar dúvidas e providenciar quaisquer esclarecimentos sobre a COVID-19, formas de prevenção, sintomas, casos suspeitos e outras informações relacionadas, o ES-PV disponibilizou ao efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Porto Velho (RO) um canal de comunicação exclusivo sobre o assunto, por meio do e-mail [email protected].

Fotos: Tenente Jamile/ES-PV