OPERAÇÃO COVID-19

C-95 Bandeirante da FAB transporta respiradores e impressoras 3D para Macapá

Outros insumos também foram embarcados no C-95 Bandeirante, que partiu de Belo Horizonte (BH) e fez pouso intermediário em Fortaleza (CE). Materiais serão empregados no combate à COVID-19
Publicada em: 18/04/2020 18:24
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Ten Jonathan e Asp Letícia
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Uma aeronave C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu, neste sábado (18/04), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, que pertence ao Esquadrão Pégaso (5º ETA), transportou dez respiradores, cinco impressoras 3D, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e insumos, de Belo Horizonte (MG) para Macapá (AP). 

O FAB 2330 decolou da capital mineira com o carregamento às 8h45  (horário de Brasília) de sexta-feira (17/04), seguindo para a Base Aérea de Fortaleza (CE), onde aterrissou às 18h30. Na capital cearense, houve o desembarque de parte da carga prevista e, às 8h40 deste sábado (18/04), a aeronave partiu para Macapá. O pouso no destino final aconteceu às 15h00. Os materiais foram recebidos por militares do Comando Conjunto Norte e, posteriormente, conduzidos ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, à Maternidade Mãe Luzia e ao Hospital da Criança e do Adolescente, para serem empregados no combate à COVID-19.

Em aproveitamento dessa missão, o C-95 da FAB transportará outros quatro respiradores de Macapá para Belo Horizonte, que serão entregues para reparos no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI-FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e, futuramente, utilizados nas ações de enfrentamento ao novo Coronavírus.

Rio de Janeiro - Belo Horizonte

Na quinta-feira (16/04), o 5º ETA já havia cumprido outra missão de Transporte Aéreo Logístico. O C-95 transportou nove respiradores do Rio de Janeiro (RJ) para a capital mineira. A aeronave com o carregamento decolou da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), às 14h15, e pousou em Minas Gerais às 15h30. Os respiradores também foram entregues ao SENAI-FIEMG para reparos.

Um dos pilotos da missão, o Tenente Aviador Pedro Barbezani Carvalho e Ribeiro, destacou a importância do 5º ETA em contribuir com o enfrentamento ao novo Coronavírus. "Foi uma grande honra poder ajudar a salvar vidas de cidadãos brasileiros. A Força Aérea está sempre pronta para servir a sociedade. Sou grato por fazer parte dessa nobre missão", concluiu.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do Governo Federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para que esses avaliem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, poderá ser encaminhada ao Gabinete de Crise, que irá determinar a melhor forma de atendimento.

Fotos: Suboficial E. Moreira / CIAAR; Suboficial Magda / BAFZ; Sargento Jacqueline / DTCEA-MQ

 

Assista ao vídeo da missão.

Acompanhe a página especial sobre atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19, no Flickr oficial da FAB.

Veja também a cobertura da missão no perfil da Força Aérea Brasileira no Twitter:

 

imagens/original/40151/20201704BHc.jpg
imagens/original/40151/GC_95.jpg
imagens/original/40151/KC_95.jpeg
imagens/original/40151/MC_95.jpeg