OPERAÇÃO COVID-19

Hospital de Força Aérea de São Paulo faz treinamento no combate à COVID

Também são promovidas capacitações com profissionais de todas as áreas
Publicada em: 15/04/2020 17:26
Imprimir
Fonte: HFASP, por Capitão Daniele
Edição: Agência Força Aérea, Aspirante Letícia Faria - Revisão: Major Monteiro

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realiza uma série de treinamentos com seu efetivo, para um atendimento seguro e de qualidade aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica e profissionais que estão em atuação no combate à COVID-19. Protocolos e fluxos de atendimentos foram elaborados, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, do Center for Disease Control and Prevention (CDC) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), e coordenados pela Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HFASP.

Entre os treinamentos realizados, estão a disponibilização de material teórico e videoaulas, além treinamentos presenciais práticos adequados para cada tipo de profissional; utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI); ventilação mecânica; entubação orotraqueal; protocolos de manejo clínico do paciente com COVID-19; fluxo de atendimento; protocolos de limpeza terminal; e outros.

A membro da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) e responsável pela coordenação do treinamento direcionado aos médicos, Tenente Médica Karla Rezende Guerra Drummond, explica que a segurança individual e da equipe trata-se de uma importante preocupação para evitar a contaminação dos profissionais no cuidado aos pacientes com COVID-19. “Assim garantimos o melhor tratamento a estes pacientes, pautado no que há de melhor no conhecimento atual sobre a doença”, comentou.

Treinamentos e capacitações

A abordagem realizada pelo HFASP durante as capacitações torna-se um diferencial, por ser realizada por meio de metodologia ativa, na qual os profissionais participam junto ao instrutor, assim, contribuindo com melhorias nos processos de trabalho.  Os treinamentos também são feitos por meio de simulação realística, testando em tempo real a viabilidade dos fluxos, os procedimentos operacionais descritos e a absorção do conhecimento, o que também possibilita adequar e melhorar a estrutura desenvolvida para o atendimento durante a pandemia.

Para a consolidação dos treinamentos foram desenvolvidos vídeos educativos com o passo a passo das rotinas, gravados por profissionais da área conforme especificações de cada setor. A ação contou com o apoio da equipe de profissionais da DEP e do SCIH, como do Tenente Enfermeiro Carlos César de Lelis Andrade, da Tenente Fisioterapeuta Elaine Brito Vieira, da Tenente Médica Roberta Gunutzmann Ferreira Silva, do Tenente Médico Kauê da Silva Rosseto e da Enfermeira Ana Carolina Oliveira Filhiolino, que foi militar no HFASP até 2019 e conta com conhecimento na área de Controle de Infecção Hospitalar.

“A meta é capacitar todos os profissionais, considerando as especificidades e importância de cada um, independente de estar na linha de frente ou atuar indiretamente. Testar os fluxos, a estrutura, os procedimentos operacionais de forma sistemática, utilizar sempre que possível a metodologia ativa e técnicas de simulação realística, estar próximo às dúvidas, diminuindo o nível de estresse. Assim, promovemos um ambiente seguro para o atendimento dos casos tanto no âmbito do paciente, quanto do profissional.”, comenta a enfermeira Ana Carolina.

Fotos: Capitão Guarnieri / HFASP