OPERAÇÃO COVID-19

Base Aérea de Salvador realiza ações de combate à pandemia

Distribuição de alimentos e recebimento de EPIs estão entre as atividades realizadas
Publicada em: 17/04/2020 14:56
Imprimir
Fonte: BASV, por Major Anderson
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia Faria - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Base Aérea de Salvador (BASV) tem realizado diversas ações relacionadas à Operação COVID-19, com o envolvimento do efetivo apoiando a comunidade em geral. Dentre elas, estão a entrega de kits de alimentação para alunos atendidos no Programa Forças no Esporte (PROFESP), o recebimento de máscaras para manter o combate ao novo Coronavírus e, ainda, a o recebimento de doses da vacina contra Influenza.

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, tem o objetivo de fortalecer as ações do Governo Federal contra a pandemia, contando com a atuação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Kits de alimentação para alunos do PROFESP

Alunos atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), receberam, nessa segunda-feira (13), kits de alimentação para auxiliar suas famílias. Como as atividades foram suspensas em razão da pandemia, o Ministério da Defesa publicou uma orientação normativa que preconiza a distribuição de alimentos enquanto permanece o estado de calamidade pública. Durante a entrega, Mariangela Samuel Santiago, que é mãe de Samuel Santiago Santos, de 12 anos, que participa do PROFESP, agradeceu a ajuda. “Fiquei muito feliz com essa iniciativa da Base Aérea e do PROFESP em dar esse apoio. Para quem está precisando é uma enorme ajuda que vai desafogar muito o aperto no nosso lar”, afirmou.

SENAI-CIMATEC entrega 100 máscaras para GUARNAE-SV

O SENAI-CIMATEC entregou para a Guarnição de Aeronáutica de Salvador (GUARNAE-SV) 100 máscaras do tipo Face Shield, um Equipamento de Proteção Individual (EPI) seguro, de dupla proteção, reutilizável, que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos. O Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, agradeceu pela iniciativa. “O equipamento será de grande valia, não apenas para a proteção das equipes de saúde em sua labuta no porvir mais crítico da contaminação, no nosso esquadrão de Saúde, mas principalmente na defesa da integridade física daqueles militares que venham a ser destinados a ações externas em prol da Operação COVID-19”, ressaltou.

Esquadrão de Saúde recebe doses de vacina

O Esquadrão de Saúde de Salvador recebeu, através da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (BA), um total de 150 doses de vacina contra a Influenza. A aplicação das doses aconteceu durante essa terça-feira (14/04) e foi feita nos profissionais de saúde que estão à frente das ações de combate ao novo Coronavírus e, ainda, fazem parte da Operação COVID-19. A Comandante do Esquadrão de Saúde, Major Farmacêutica Rute Carvalho Vieira, explica que vacinar os profissionais de saúde vai além da proteção individual. “Visa também evitar a disseminação de doenças, protegendo, dessa forma, os próprios pacientes”, ressalta a Major Rute.

 

Fotos: Sargento Gustavo, Soldado Luiz e Soldado Sacramento / BASV