COVID-19

Instituto de Psicologia da Aeronáutica oferece suporte para profissionais da saúde

Canal de Comunicação, dedicado à escuta, acolhimento e suporte psicológico, atende por telefone 24 horas por dia
Publicada em: 31/03/2020 18:56
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia - Revisão: Major Monteiro

O Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) lançou um canal de comunicação por telefone dedicado, exclusivamente, à escuta, acolhimento e suporte psicológico, para os Profissionais de Saúde da Aeronáutica que estão na linha de frente do combate à COVID-19. 

A ação tem como propósito aumentar a resiliência e auxiliar esses profissionais na busca por estratégias funcionais de enfrentamento ao estresse causado por eventos potencialmente traumáticos.

O canal de comunicação é orientado pelo PCA 30-106 "Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica para a COVID-19"; pela Resolução 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que autoriza a oferta online de atendimentos psicológicos, a supervisão técnica e outras facilidades.

O serviço de Suporte Psicológico é orientado, ainda, pela "Nota Orientativa às(aos) Psicólogos(as): Trabalho Voluntário e Publicidade em Psicologia, diante do Coronavírus (COVID-19)" do Conselho Federal de Psicologia.

Suporte psicológico 24 horas

Segundo o Diretor do IPA, Coronel Aviador Bruno Pedra, o serviço é oferecido por uma equipe de psicólogos voluntários em regime de plantão de sobreaviso 24 horas e em teletrabalho. O telefone de contato, para o profissional de saúde da FAB que precisa de acolhimento, orientação e suporte é: (21) 98744-3019