INSTRUÇÃO

Cadetes da Academia da Força Aérea treinam Salto de Emergência

Atividade é um dos principais desafios para militares do 1º ano dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria
Publicada em: 17/03/2020 22:25
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Inforzatto
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Major Monteiro

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), realiza, de 9 a 29 de março, a Instrução de Salto de Emergência (ISE) para os Cadetes do 1º ano dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. A atividade, que é constante no currículo da AFA e obrigatória a todos os Cadetes, consiste no preparo para que o militar possa realizar com segurança o abandono de uma aeronave em voo, utilizando-se para isso, o paraquedas.

Tamanha é a importância dessa instrução, que toda a preparação e o salto são conduzidos por militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) da Força Aérea Brasileira (FAB), o PARA-SAR, como é popularmente conhecido.

Para que tudo transcorra dentro dos mais rígidos padrões de segurança, a preparação ocorre durante uma semana inteira antes do salto, com exercícios de massificação dos procedimentos dentro da aeronave, durante o salto e na aterragem, tudo isso ainda em solo. Após a conclusão deste treinamento é que os cadetes realizam o salto em voo a partir de uma aeronave C-105 Amazonas, oriunda do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv), Esquadrão Onça.

“O salto de emergência dos cadetes é uma superação muito grande para esses jovens que chegaram a AFA há pouco mais de 2 meses. Abandonar uma aeronave militar em voo não é para qualquer um, exige muita coragem e determinação. Como paraquedista, procurei motivar os Cadetes e tive a oportunidade de realizar o salto junto com eles”, explicou o Capitão de Infantaria Fernando Braga Ferrão Galante.

O Cadete Aviador Davi Saraiva Machado participou da primeira turma que fez o treinamento e o salto. “Foi uma semana de grande superação para todos nós do 1º ano, e estivemos diante de uma equipe de instrução extremamente preocupada com o nosso preparo para que fizéssemos um bom salto e uma aterragem segura. Foi realmente gratificante quando estávamos no avião. Quando vi a rampa abrir, saltar e ver o velame aberto foi, sem dúvida, a maior experiência da minha vida”, comentou. As demais turmas do Esquadrão Orthrus darão sequência à ISE, seguindo a rotina de preparo durante a semana e o salto no sábado.

Seleção

A FAB divulgou as Instruções Específicas para os Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores (IE/EA CFOAV 2021), Intendentes (IE/EA CFOINT 2021) e de Infantaria (IE/EA CFOINF 2021). As inscrições podem ser feitas até às 9 horas do dia 19 de março de 2020, no horário de Brasília. O valor da taxa é de R$ 70,00 (setenta reais).

Fotos: Sargento Gaedke e Tenente Inforzatto