CONDECORAÇÃO

Comandante da Aeronáutica recebe a Comenda da Ordem do Mérito da AGU

Setenta e cinco autoridades civis e militares foram agraciadas
Publicada em: 12/03/2020 20:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Elias
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quinta-feira (12), em Brasília (DF), a comenda da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União (AGU), no grau Grã-Cruz. Também foram agraciadas outras 74 autoridades civis e militares, entre elas, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; e o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol.

Durante o discurso, o Advogado-Geral da União, Ministro André Luiz de Almeida Mendonça, falou sobre a importância das Forças Armadas. "Podemos nos lembrar, aqui, dos nossos anfitriões das Forças Armadas, cujo artigo 142 diz que elas são Instituições permanentes e devem zelar pelo Estado Democrático, pela Constituição e pela paz social", ressaltou.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou o reconhecimento pela condecoração. “Particularmente, sinto-me muito honrado por esta comenda e, principalmente, por receber esta homenagem que é de todos nós, integrantes da Força Aérea Brasileira”, disse

A Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União foi instituída pela Presidência da República para agraciar pessoas, Órgãos e entidades da administração pública, Instituições e Organizações Militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado notáveis serviços à AGU, em âmbito nacional ou internacional. Esta é a primeira vez que a Comenda foi entregue.

AGU

A Advocacia-Geral da União é uma Instituição permanente do Estado. Conforme disciplina a Constituição Federal, a AGU integra o rol das funções essenciais à justiça, representando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como os demais Órgãos autônomos, como o Ministério Público Federal, o Tribunal de Contas da União, o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público. É responsável, ainda, pela consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. 

Assista aqui ao vídeo da cerimônia.

Confira no Flickr mais fotos da cerimônia.

Fotos: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Keyla dos Santos / CECOMSAER

imagens/original/39997/200312ASO__Anderson_Soares_15.jpg
imagens/original/39997/200312ASO__Anderson_Soares_22.jpg
imagens/original/39997/200312ASO__Anderson_Soares_8.jpg