PASSAGEM DE COMANDO

Cerimônia marca transmissão de cargo de Comandante de Preparo

Na solenidade, realizada em Brasília (DF), o Tenente-Brigadeiro Egito passou o cargo ao Tenente-Brigadeiro Aguiar e foi homenageado ao se despedir do serviço ativo
Publicada em: 07/02/2020 21:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (07/02), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante de Preparo, do Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral ao Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar. A solenidade, em Brasília (DF), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Participaram, ainda, da cerimônia o ex-Ministro de Estado da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo; o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito; o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica, dentre outras autoridades.

O Comandante da Aeronáutica destacou a gestão do Tenente-Brigadeiro Egito à frente do COMPREP, relembrando fatos importantes para a FAB durante o período, como o recebimento da aeronave KC-390 Millennium. “Sob sua liderança, todas as atividades relativas ao planejamento e preparo da Força Aérea foram primorosamente aperfeiçoadas. Atualmente, temos um Poder Aéreo sendo empregado segundo os padrões de forças aéreas dos países mais desenvolvidos do mundo”, disse.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez também comentou sobre as expectativas da condução do novo Comandante de Preparo. “O Tenente-Brigadeiro Aguiar passa a incorporar ao COMPREP sua respeitável bagagem operacional, o que o habilita, sem ressalvas, a um porvir profícuo e engrandecedor”, acrescentou.

Despedida

Na mesma cerimônia, o Comandante de Preparo substituído se despediu do serviço ativo. Como símbolo do ato e gesto de reconhecimento, o Cadete Aviador Caio D’Ambros de Oliveira passou às mãos do Tenente-Brigadeiro Egito, para custódia definitiva, o Espadim de Cadete da Aeronáutica, marco inicial de sua carreira. O Oficial-General recebeu, ainda, a insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar, oferecida pelo Major Aviador Leonardo Rodrigues Júlio dos Santos, Oficial que o acompanhou como assistente nos últimos anos da carreira.

O Oficial-General agradeceu a todos que participaram de sua trajetória na FAB e destacou que comandar o COMPREP foi o maior e mais empolgante desafio da carreira. “Após um árduo trabalho, o COMPREP tornou-se uma Organização moderna, inovadora e organizada por processos, com foco no desenvolvimento de doutrinas e de competências”, disse.


Desafios

O Tenente-Brigadeiro Aguiar, que no dia 29 de janeiro passou o cargo de Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), salientou a satisfação pessoal e profissional em poder assumir um Comando Operacional. “Fico muito satisfeito de estar à frente do COMPREP, totalmente reestruturado e vocacionado para protocolos que considero fundamentais para o preparo da Força. Tenha a FAB a certeza de que iremos, de forma bastante profissional, preparar os nossos militares para, se necessário for, empregá-los”, declarou.

O novo Comandante de Preparo é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 9 de dezembro de 1982 e promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2018. Possui todos os cursos acadêmicos e operacionais de carreira e, ainda: Curso de Guerra Eletrônica; de Administração de Recursos Humanos; de Gestão da Informação; e de Capacitação em Gestão Integrada de Processos, Projetos, Resultados e Mudança; e MBA em Gestão Estratégica.

Dentre as principais funções exercidas estão: Comandante do Grupo de Serviço de Base da Base Aérea de Anápolis; Assessor Militar para Assuntos de Aeronáutica do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Comandante da Base Aérea de Natal; Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Chile; Chefe do Estado-Maior do Sétimo Comando Aéreo Regional; Comandante da Terceira Força Aérea; Chefe do Estado-Maior do COMGAR; Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional; Presidente da Comissão de Implantação de Sistemas Espaciais; e Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O novo Comandante de Preparo possui cerca de 4.900 horas de voo em 12 tipos diferentes de aeronaves. Já recebeu 16 condecorações nacionais.

Assista ao vídeo sobre a cerimônia realizada em Brasília.

Fotos: Soldado Anderson Soares Campos / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Keyla dos Santos / CECOMSAER

imagens/original/39887/200207ASO002_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO004_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO007_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO013_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO027_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO028_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO029_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO030_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO031_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO046_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO059_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39887/200207ASO067_Anderson_Soares.jpg