MEMORIAL

Centro Cultural sediado em área da FAB é aberto ao público em Parnamirim (RN)

Memorial, no antigo Aeroporto Augusto Severo, remonta participação brasileira na Segunda Guerra Mundial
Publicada em: 29/01/2020 17:08
Imprimir
Fonte: Ala 10
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), que conta a história da aviação na região de Natal (RN), abriu oficialmente as portas para o público na terça-feira (28/01), no antigo Aeroporto Augusto Severo. O empreendimento histórico-turístico é fruto de uma parceria da Prefeitura de Parnamirim com a Força Aérea Brasileira (FAB), que está cedendo a área para a instalação do CCTV. O Assessor Especial do Comandante de Preparo, Brigadeiro do Ar Cláudio Alves da Silva, e o Chefe do Estado-Maior da Ala 10, Coronel Aviador André Fernando Albuquerque Bergo, prestigiaram o evento.

A abertura aconteceu 77 anos após o histórico encontro entre os presidentes do Brasil, Getúlio Vargas, e dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, às margens do Rio Potengi. Esse evento resultou em acordo para apoio do Brasil às Nações aliadas e cessão de uma área para a criação de uma base americana fora dos Estados Unidos, localizada em Parnamirim, região metropolitana de Natal, onde atualmente está sediada a Ala 10.

O acontecimento histórico foi reencenado como parte da programação de abertura do Centro Cultural. Um comboio do Museu da Rampa, em Natal, com dois atores caracterizados como os personagens da época, seguido de autoridades e personalidades do setor cultural e turístico, percorreu as principais avenidas até chegar ao Centro Cultural.

De acordo com o Diretor Geral do CCTV, Coronel da Reserva Paulo Junzo, reviver esse encontro histórico é muito simbólico, visto que o Centro Cultural tem como proposta remontar o período da Segunda Guerra e a influência que a passagem dos americanos exerceu para a história do município. O Centro Cultural está aberto para visitação, todos os dias, das 9 às 17 horas. Ao longo do primeiro mês de funcionamento, a entrada será gratuita.

Fotos: Ney Douglas/ASCOM da Prefeitura de Parnamirim

Texto: Tenente Juliana Lopes/Ala 10, com informações da ASCOM da Prefeitura de Parnamirim