CELEBRAÇÃO

Imagem da Padroeira dos Aviadores é recebida em organizações da FAB

Nossa Senhora do Loreto completa 100 anos da Proclamação como Padroeira Universal dos Aviadores em 2020
Publicada em: 26/12/2019 22:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhou, nesta quinta-feira (26), a visita da imagem de Nossa Senhora do Loreto, Padroeira dos Aviadores, a Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). A peregrinação da imagem que veio ao Brasil faz parte das comemorações de seu centenário que começaram no último dia 8 de dezembro, com a abertura da Porta Santa no Santuário Loreto, na Itália.

Em São Paulo, a imagem foi entregue ao Bispo de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano, na Sala de Autoridades da Base Aérea de São Paulo (BASP). Participaram também da recepção o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica (SARA), Coronel Capelão Geraldo Pio; e o Capitão Capelão João Batista Dutra, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). O Bispo enfatizou a importância da visita da santa ao país. “Nesse ano jubilar em que comemoramos seu centenário, Nossa Senhora do Loreto veio para brotar a alegria em nossos corações”, disse.

Durante a recepção, o Comandante da Aeronáutica realizou a entrega de uma lembrança em homenagem à imagem peregrina ao Bispo Diocesano de Guarulhos e ao Capitão Capelão João Batista Dutra.

Logo após, a imagem seguiu para uma série de celebrações no Rio de Janeiro. Na Ala 11, no Galeão, ela foi recebida no hangar do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT), conhecido como Esquadrão Condor, onde foi celebrada uma missa pelo Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Cardeal Tempesta. A solenidade contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro Ar Jeferson Domingues de Freitas, do Comandante da Ala 11 Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, além de Oficiais-Generais, autoridades civis e religiosas, e de militares e civis que prestigiaram a cerimônia. No decorrer da celebração, o Arcebispo Dom Orani Tempesta e os capelães militares da Universidade da Força Aérea (UNIFA) Major Adilson Antonio da Costa e das Alas 11 Tenente Valmir Laudelino Silvano e 12 Tenente Fábio Macereau dos Santos, foram homenageados pelo Comandante da Aeronáutica. “Para nós da Força Aérea Brasileira, é um momento de júbilo. Temos nossos Patronos, Eduardo Gomes, da Força Aérea Brasileira, e Santos Dumont, da aviação brasileira, mas Nossa Senhora de Loreto é a nossa Padroeira celeste, a Padroeira de todos os aviadores”, destacou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) e a Ala 12, também, fizeram parte do roteiro da peregrinação da imagem que permanecerá no Rio de Janeiro até o dia 5 de janeiro, passando por aeródromos civis e militares da cidade, paróquias em homenagem à padroeira e capelas militares, além do Santuário Cristo Redentor. No mundo, as celebrações seguem até 10 de dezembro de 2020, quando é celebrado do Dia de Nossa Senhora do Loreto.

Assista aqui como foram as celebrações.

Fotos: Soldado Thallys Amorim/CECOMSAER
Vídeo: Soldado Victor Chagas/CECOMSAER

imagens/original/39765/26122019__MGS1288.jpg
imagens/original/39765/26122019__MGS1445.jpg
imagens/original/39765/26122019__MGS1513.jpg
imagens/original/39765/foto_10.jpg
imagens/original/39765/foto_16.jpg
imagens/original/39765/foto_19.jpg
imagens/original/39765/foto_4.jpg
imagens/original/39765/iii.jpg