CAPACITAÇÃO

Unidade da FAB forma militares do Projeto Soldado Cidadão em curso inédito

Atividade foi desenvolvida para atender as necessidades imediatas da administradora do aeroporto de Florianópolis
Publicada em: 26/12/2019 18:51
Imprimir
Fonte: BAFL, por Sargento Rosana
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Major Monteiro

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em parceria com o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), concluiu, no dia 11 de dezembro, o curso de Operador de Equipamentos de Apoio Aeroviário de Solo para os militares participantes do Projeto Soldado Cidadão (PSC).

O curso foi desenvolvido para atender as necessidades imediatas da administradora Floripa Airport, uma vez que, após a recente ampliação do aeroporto de Florianópolis (SC), foi identificada a falta de mão de obra especializada.

Ao todo, 26 militares realizaram 285 horas/aula, entre disciplinas de ensino a distância (EAD) e presenciais, devidamente reconhecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que abrangem as legislações aeroportuárias e aulas práticas de trator, empilhadeira, equipamentos hidráulicos, inglês técnico básico e segurança no trabalho.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas por profissionais do SEST/SENAT e ocorreram nas dependências da BAFL. Foram realizadas, também, visitas técnicas ao novo terminal do aeroporto de Florianópolis, para vivência nas áreas de chegada e saída de aeronaves, sistema de logística das esteiras, raio-x e centro de controle e coordenação de segurança.

“O curso foi ótimo e muito completo. Estamos tendo a oportunidade de conhecer muita coisa sobre o apoio que é prestado e a importância de dominar as regras de segurança e a logística dentro da área operacional. Essa visita técnica nos fez ver na prática como todo sistema tem que funcionar de forma rápida e precisa”, relatou o Soldado Marcus Barcelos.

Durante o ano de 2019, a BAFL proporcionou também os cursos de empreendedorismo rural, pedreiro, calceteiro, mecânica básica em motores a gasolina e diesel, operação e manutenção de micro tratores, instalação e manutenção de redes elétricas, empilhadeira, operação e manutenção de roçadeiras, motosserra, reflorestamento e aproveitamento integral de alimentos.

Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão tem como objetivo qualificar profissionalmente os jovens militares que prestam o serviço militar inicial, de vínculo temporário com as Forças Armadas, complementando a formação cívico cidadã e facilitando o ingresso no mercado de trabalho. O projeto funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional. O sistema “S”, as escolas técnicas e militares são as principais parceiras na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil.

Fotos: Sargento Rizzatti / BAFL