PROFESP

Programa Forças no Esporte encerra as atividades de 2019 em Barbacena (MG)

Aproximadamente 200 crianças foram atendidas durante o ano na Escola Preparatória Cadetes do Ar
Publicada em: 27/11/2019 11:10
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Chegou ao fim mais um ano de atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), sob responsabilidade da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG). Durante todo o ano de 2019, os alunos do programa participaram de atividades esportivas, como atletismo, futebol e vôlei; atividades recreativas; musicalização com militares da Banda de Música; educação cidadã; educação ambiental e ordem unida. A solenidade de encerramento foi realizada no dia 20 de novembro, com a presença de militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e de diversas autoridades locais.

Durante a cerimônia, as crianças participaram de uma apresentação musical junto à Banda de Música da EPCAR. Elas também receberam certificados de conclusão e, apadrinhadas por integrantes do efetivo da GUARNAE-BQ e por alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ganharam presentes. Já os colaboradores e parceiros também receberam certificados de agradecimento.

Em Barbacena, o projeto é desenvolvido com cerca de 200 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 15 anos, pertencentes às Escolas Municipais Tony Marcos de Andrade e Alberto Corrêa, localizadas nos bairros Nove de Março e São Francisco, respectivamente. “O que eu mais gostei no PROFESP foi dos tios e das tias, que são muito legais e tratam as crianças com muito amor e carinho. Aprendemos a marchar, a jogar futebol e várias outras brincadeiras. No ano que vem, quero participar novamente”, disse a estudante Geny Geovana de Melo, de oito anos.

Para a execução das atividades, o PROFESP conta com a participação de monitores da GUARNAE-BQ, acadêmicos da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e do Instituto Federal (IF – Campus Barbacena), além da parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, com empresas e instituições da cidade. “Nós temos que agradecer e elogiar a EPCAR por esta parceria que tem um significado especial para todos, porque as crianças que são atendidas possuem um diferencial não apenas na vida escolar, mas também na vida em comunidade. Espero que possamos atender a um número maior de crianças para o próximo ano”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula.

Um dos principais objetivos do PROFESP é a inclusão social. A Escola Municipal Alberto Corrêa participa pela primeira vez e, de acordo com a diretora, Ângela Roman Rodrigues, cada aluno se desenvolveu bastante após o início da participação no programa. “Percebemos que vários alunos tiveram avanços significativos em suas vidas. As famílias de nossos alunos são agradecidas, pois os ensinamentos aqui aprendidos têm contribuído para que os pais também possam oferecer uma melhor educação a seus filhos”, destacou a diretora.

O Coordenador Geral do Programa na EPCAR, Coronel Fernando Monteiro de Oliveira Júnior, destacou o trabalho de toda a equipe para que os objetivos do programa fossem atingidos. “Quero agradecer e destacar todo o trabalho realizado pela equipe do PROFESP, que se dedica, diariamente, para que cada atividade seja realizada com sucesso e os objetivos alcançados na vida destas crianças”, concluiu.

 

Fotos: Sargento Domingos / Sargento Valentim