ENCONTRO

FAB conclui participação na Conferência de Comandantes e de Graduados-Master

A conferência, realizada de 4 a 8 de novembro, nos Estados Unidos, reuniu representantes de países sul-americanos
Publicada em: 08/11/2019 19:00
Imprimir
Fonte: EMAER, Coronel Tolosa
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves - Revisão: Tenente-Coronel Santana

“A cooperação como estratégia para o progresso” foi o tema da Conferência de Comandantes e dos Graduados-Master das Forças Aéreas Sul-Americanas, realizada de 4 a 8 de novembro, na Base Aérea de Davis Monthan, em Tucson, no Estado do Arizona (EUA). O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, juntamente com uma comitiva da Força Aérea Brasileira (FAB), participou do evento a convite da 12º Força Aérea (Air Force Southern).

Durante cinco dias, foram realizadas palestras dos países convidados e das principais Agências e Comandos Norte-Americanos, além de reuniões bilaterais. Uma das palestras ministradas durante o evento foi a do Major General John F. Thompson, do Comando Espacial Norte-Americano. O palestrante destacou, em sua apresentação, os desafios do desenvolvimento na área espacial e da criação do Comando Aeroespacial como uma Quinta Força, bem como as possibilidades de aproximação com os países sul-americanos. Outro destaque foi a palestra do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, que abordou o Programa Espacial Brasileiro.

O Brasil participou, ainda, de duas reuniões bilaterais. Uma com os Estados Unidos, na qual tratou-se sobre intercâmbios, cursos e programa espacial, dentre outros temas correlatos. O encontro contou com a participação do Major General Andrew A. Croft, Comandante da 12º Força Aérea. Já a segunda bilateral, realizada com o Peru, teve como tema central as atividades de ensino, englobando desde a formação de graduados e oficiais até cursos de pós-formação.

O Comandante da Aeronáutica considerou o evento uma excelente oportunidade para ratificar a cooperação entre os países. “A relação de amizade e profissionalismo que estabelecemos durante a Conferência foi muito importante para que pudéssemos trocar experiências e aprimorar nossas Forças Aéreas”, relatou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Graduados-Master

Além das palestras, ocorreram reuniões dos Graduados-Master das Forças Aéreas. O coordenador destes eventos foi o Suboficial Storms, Graduado-Master da Air Forces Southern (AFSOUTH). A FAB foi representada pelo Suboficial Eratostenes Armstrong Paulino de Souza, Graduado-Master da Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ). Durante os encontros, foram discutidos os seguintes temas: Comunicação entre gerações - conflitos e como se comunicar e influenciar as novas gerações; Liderança Intrusiva - método de liderança e motivação dos subordinados; e Liderança baseada em valores - carreira dos graduados na Força Aérea Americana (USAF) e os valores que norteiam os praças.

Fotos: Coronel Tolosa/EMAER