CAPACITAÇÃO

Grupo Logístico da Ala 10 capacita mais de 140 militares em 2019

Foram realizados cursos de manutenção das aeronaves H-50 Esquilo, A-29 Super Tucano, C-95 Bandeirante, C-98 Caravan e H-36 Caracal
Publicada em: 12/11/2019 17:49
Imprimir
Fonte: Ala 10, por Tenente Juliana Lopes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Monteiro

Este ano, o Grupo de Logística (GLOG) da Ala 10, localizada em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), executou, por determinação do Comando de Preparo (COMPREP), um plano de capacitação diferenciado, visando habilitar seus mecânicos na manutenção de mais de um projeto, com o objetivo de otimizar o uso da mão de obra especializada. No total, foram capacitados cerca de 140 militares.

O Chefe da Célula de Ligação de Capacitação do GLOG, Capitão Especialista em Aviões Elilson Aguiar do Nascimento, explica que a mudança contribui para o aumento da produtividade. “Se eu tenho um mecânico que trabalha em mais de um projeto, eu posso remanejá-lo e formar as equipes de manutenção de uma maneira mais fácil. Aqui, na Ala 10, por orientação do planejamento logístico, inicialmente dividiu-se a capacitação entre projetos semelhantes, assim como é feito na aviação comercial”, completou o Capitão Elilson.

Uma das capacitações foi o Curso de Mecânica Geral do H-50 Esquilo, aeronave de asas rotativas operada pelo Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), realizado em outubro. A turma foi composta por mecânicos do projeto H-36 Caracal, que se capacitaram para manter o helicóptero Esquilo, como parte dessa proposta de integração, e contou com a participação de 16 mecânicos de aviões, um graduado do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e um Agente da Polícia Federal.

“Neste curso, eu aprendi a aperfeiçoar a maneira de enxergar e operar o nosso equipamento, de forma mais segura e adequada”, ressaltou o responsável pelo Suprimento do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal, Luís Carlos do Nascimento Pereira Júnior.

Todos os cursos realizados pelo GLOG são disponibilizados pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e coordenados e homologados pelo Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA). Este ano, o GLOG realizou, também, a capacitação de graduados na manutenção das aeronaves A-29 Super Tucano, C-95 Bandeirante, C-98 Caravan e H-36 Caracal e, também, capacitou os militares que atuam no Posto do Correio Aéreo Nacional de Natal.

Para os alunos, o novo modo de trabalhar traz desafios e oportunidades. “Isso vem somar mais conhecimento para todos nós e para a Instituição, como forma de manter a manutenção e a disponibilidade das aeronaves em dia”, avaliou o Sargento de Eletrônica Expedito Guimarães da Silva Filho, do efetivo do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV).

Fotos: Cabo Simplício / Ala 10