EVENTO

Portões Abertos em São Paulo atrai mais de 100 mil pessoas

Programação contou com diversas atrações, entre elas, exposição estática de aeronaves e demonstração da Esquadrilha da Fumaça
Publicada em: 01/11/2019 08:55
Imprimir
Fonte: GAP-SP, por Tenente Karoline
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia - Revisão: Major Alle

Mais de 100 mil pessoas participaram do Portões Abertos, realizado no Parque de Material de Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no dia 20 de outubro.

"Esta é uma oportunidade de mostrar à comunidade os trabalhos e ações da Força Aérea Brasileira, com o intuito de incentivar os jovens para as possibilidades de ingresso na carreira militar", ressaltou o Diretor do PAMA-SP, Coronel Marcos Dias Marschall.

A programação contou com diversas atrações, entre elas, exposição estática de 24 aeronaves civis e militares, demonstração de rapel com o helicóptero H-50, demonstração da Esquadrilha de Defesa Marte e do caça F-5M, além de apresentação da Banda Sinfônica de São Paulo.

“Poder apresentar um pouquinho do desempenho do F-5 para o público me trouxe muita satisfação pessoal e profissional, pois sei que muitas crianças e adultos alimentam em seu íntimo o desejo de ver uma máquina de combate de alta performance em ação”, destacou o Tenente-Coronel Francisco Alexandre Coimbra Reis.

A presença da Esquadrilha da Fumaça também chamou a atenção dos visitantes. “Esperamos o ano inteiro para vir até aqui, não é sempre que eu posso mostrar isso aos meus filhos”, contou a dona de casa Maria Aparecida, que levou os dois filhos ao evento.

O evento contou, ainda, com a parceria do Museu Catavento Cultural, que proporcionou experimentos interativos com foco na ciência, incluindo oficinas de terrário, com explicações sobre a estrutura de um ecossistema e a questão da sustentabilidade. Além da diversão, houve o foco na saúde com o escovódromo, oferecendo atividades para o público infantil, e, também, o Circuito da Saúde, por meio do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) e da Faculdade de Medicina da Universidade Santo Amaro, que ofereceu aferição de pressão, exames de glicemia e colesterol, oficinas de alimentação saudável, orientação postural e treinamento em suporte à vida.

 

Fotos: Coronel Fábio / Cabo Camillo Junior / Sargento Souza Ramos