ESPORTE

Organizações Militares realizam Corrida da Asa em alusão ao Dia do Aviador e da FAB

Confira como foi o evento no Rio de Janeiro (RJ), em Manaus (AM) e em Salvador (BA)
Publicada em: 24/10/2019 08:55
Imprimir
Fonte: CDA, CINDACTA IV, BASV
Edição: Agência Força Aéra, por Tenente Elias - Revisão: Major Alle

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam, neste mês, a Corrida da Asa. O evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro, para relembrar o feito de Santos-Dumont de ter voado com o mais pesado que o ar, o 14-BIS, em 1906. Confira como foram os eventos organizados no Campo dos Afonsos, no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e na Base Aérea de Salvador (BASV).

Campo dos Afonsos

A Corrida da Asa no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), foi realizada nesse domingo (20), com a participação de mais de 1.700 corredores de todas as idades. O evento, que teve um percurso de 5km, premiou os três primeiros colocados gerais das categorias masculino e feminino e os três primeiros de cada faixa etária, além de distribuir uma medalha de participação a todos que completaram a prova.

O primeiro competidor a atravessar a faixa de chegada foi o fundista Maicon do Santos Roca, que realizou o percurso em 15min e 18seg e se sagrou campeão geral da corrida na categoria masculino; já entre as mulheres, o 1º lugar geral ficou com a atleta Jessica Ladeira, que realizou a prova no tempo de 18min e 20seg.

A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) contou com apoio do Museu Aeroespacial (MUSAL) e da Universidade da Força Aérea (UNIFA) para a realização desse evento, que deu início às comemorações da Semana da Asa.

CINDACTA IV

A 42ª edição da corrida, organizada pelo CINDACTA IV, foi realizada no dia 13, em Manaus (AM). O público esgotou as 1.500 inscrições colocadas à disposição para as provas de 5 km e 10 km. O Comandante da Ala 8, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, citou a importância da prova para a integração da FAB à população de  Manaus (AM). “A organização foi muito bem feita e quem ganha somos nós da Força Aérea", ressaltou o Brigadeiro Sampaio.

A prova, disputada por atletas profissionais e amadores, teve a premiação dividida por distância percorrida nas categorias masculina e feminina de 5 e 10 km. A melhor colocação da categoria Masculino, 5 km, foi conquistada pelo corredor Leandro Silva Costa, com o tempo de 16min 50seg. "A corrida Santos-Dumont é um desafio, as ladeiras na reta final nos deixam com a adrenalina lá em cima”, afirmou o atleta de 35 anos.

Representando o público feminino, a Jovem Maria Raynielle da Silva, 21 anos, subiu ao pódio para comemorar os seus 22min  e 06seg, na categoria de 5km. “Tenho dois anos de corrida, sou consciente que existem outras mulheres bem mais preparadas, mas isso não me deixa desistir”, disse. Já nos 10 km, a premiação foi para Jean Pereira. "Eu participo de várias corridas e, nessa aqui, a organização estava perfeita, desde a retirada de kits até a organização de apoio durante o percurso”, enfatizou.

BASV

Na BASV, a 36ª Corrida da Asa foi realizada no dia 6, com percursos de 5 km e 10 km, e participação de 1.500 corredores, além de familiares. Estiveram presentes o Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, Anselmo Alves Brandão; o Comandante do Destacamento da Torre de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV), Tenente-Coronel Aviador Ciro Appip Lambiase, e o Vice-Presidente da Sociedade Amigos da Força Aérea Brasileira – Seção Bahia, Bruno Godinho.

Pela primeira vez, o percurso da corrida incluiu o bambuzal da cidade que dá acesso ao aeroporto. “Um visual lindo deste bambuzal, que é um cartão postal baiano, além da sombra maravilhosa. Foi tudo perfeito!”, disse a Tenente Joelma Cláudia Silveira Ribeiro, que conquistou o primeiro lugar na categoria de 10km Feminino Militar FAB.

O Comandante da BASV, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, destacou que a corrida faz parte de uma série de comemorações para relembrar o feito de Santos-Dumont. “Nós temos a alegria de receber as pessoas aqui. O evento foi divulgado em um site de corridas que dava acesso a qualquer pessoa que quisesse participar e isso é uma honra para nós”, ressaltou o Comandante.

Fotos: Soldado Caio / Suboficial Ricardo / Sargento Derllan / Soldado Vogado