EVENTO

FAB promove palestra sobre a importância dos valores

Porta-Voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais falou sobre sua experiência profissional após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG)
Publicada em: 09/10/2019 15:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) promoveu, nesta terça-feira (08/10), em Brasília (DF), duas palestras com o Porta-Voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Tenente Pedro Aihara, sobre o tema "Nossos Valores". O evento faz parte do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) da Força Aérea Brasileira (FAB) e contou com a participação de Oficiais-Generais, Oficiais e Graduados das diversas Organizações sediadas no prédio do Comando da Aeronáutica.

“Esse Programa, mais do que uma formalidade, faz com que a gente, uma vez por mês, reflita sobre valores que são importantes não só para a Força Aérea Brasileira como, também, para o desenvolvimento e fortalecimento de cidadania, do nosso comportamento como cidadão”, ressaltou o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira.

O Tenente Aihara falou sobre seu trabalho à frente da divulgação do andamento das atividades de resgate, após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em janeiro deste ano, que resultou em 270 vítimas e cujo trabalho segue ininterrupto há 255 dias, com cerca de 200 a 400 militares diariamente na localidade.

"Em Brumadinho, nós enfrentamos um cenário bastante difícil e desafiador do ponto de vista logístico, humano, emocional,  e a gente só consegue fazer essa operação acontecer se tiver uma tropa motivada que, realmente, consegue perceber o valor do trabalho naquele momento. Tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Força Aérea Brasileira são sempre chamados em momentos decisivos, em que não foi possível resolver de outra maneira, por isso, é necessário todos terem isso em mente para poder prestar um serviço de excelência que a população merece", declarou o militar.

O Tenente ressaltou, ainda, que durante uma operação como essa diversos valores são envolvidos. "Quando a gente vai para uma operação em que a gente corre o risco de ter uma lesão ou mesmo morrer, tem que ter abnegação, altruísmo, comprometimento, fé na missão para que consiga colocar a demanda do outro acima da nossa própria. E tanto nas operações do Corpo de Bombeiros quanto da FAB nós colocamos o cidadão em primeiro lugar, acima das nossas aspirações pessoais", destacou.  

PFV

O Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) é um conjunto de ações que norteiam as atividades a serem desenvolvidas por todos os setores das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica.

O Manual (MCA 909-1), que dispõe sobre o Programa de Formação e Fortalecimento de Valores, foi publicado em 2016 e visa orientar ações e pensamentos, voltando-os para os valores fundamentais da Instituição e da vida militar. A “Formação” abrange o esforço conjunto de todos os participantes da formação dos alunos por meio de uma abordagem sistêmica, complementar e simultânea dos valores propostos. Já o “Fortalecimento” procura sensibilizar, em todos os níveis, a importância e a necessidade de culto aos valores fundamentais que norteiam a vida dos militares ao longo de toda a carreira. Entre os valores relacionados estão: Disciplina, Profissionalismo, Integridade, Patriotismo e Comprometimento.

 

Fotos: Soldado Wilhian Campos / CECOMSAER