CIDADANIA

Unidades da FAB comemoram o Dia Internacional do Idoso

Eventos aconteceram na Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes e no Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ)
Publicada em: 01/10/2019 18:58
Imprimir
Fonte: CGABEG e HAAF
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Monteiro

A Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), localizada no Rio de Janeiro (RJ), comemorou, nesta terça-feira (1º), o Dia Internacional do Idoso. A data é celebrada em todo o mundo e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos, a prevenção à saúde na terceira idade e o bem-estar.

Para celebrar a data, a CGABEG realizou uma gincana e os idosos arrecadaram aproximadamente 670 Kg em doações que serão destinadas a instituições sociais. A comemoração contou, ainda, com a participação de atividades de alongamento, ciranda, jogos e apresentações da Companhia de Dança do Instituto Nacional de Assistência, Trabalho, Oportunidades e Saúde (INATOS), da Banda Brazilian Piper (Gaita de Fole) e da Camerata de Cordas do Projeto Uerê, projeto conhecido internacionalmente.

A Diretora da CGABEG, Coronel Médica Georgia Claudia Trade Santos Milidiú,  ressaltou a importância do ato. “Mostramos hoje a necessidade de ajudar ao próximo, tivemos belíssimas iniciativas que emocionaram a todos e marcamos a data como forma de valorização da terceira idade”, comentou.

A CGABEG é considerada referência no atendimento ao idoso no país. A unidade atende cerca de 100 internos e aproximadamente 50 idosos que participam do Centro de Convivência da Organização Militar. O modelo assistencial adotado pela Casa é baseado em um trabalho multidisciplinar de promoção da saúde para a terceira idade.

HAAF

O Centro de Convivência do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), também em alusão ao Dia Internacional do Idoso, proporcionou aos seus participantes uma manhã com atividades de cuidado pessoal para incentivo da auto-estima, sociabilidade e valorização da vida. 

O evento contou com diversas atividades, dentre elas orientações de auto massagem, higienização da pele, maquiagem, drenagem e esfoliação facial, além de laserterapia.

Esposa do paciente Walter Gomes de Souza, a senhora Inez Rodrigues de Araújo falou que o evento proporcionou momentos de felicidade aos participantes. “Foi muito legal, dinâmico e criativo. Foi uma manhã bastante proveitosa”, avaliou.

A Coordenadora do Centro de Convivência do HAAF, Tenente Amanda Fernaine Drage, explicou que o evento reforça o objetivo de ampliar as trocas e vivências sociais, um dos pilares da unidade. “O incentivo à socialização e à promoção de atividades que estimulem as habilidades cognitivas, motoras e emocionais são fundamentais nessa etapa da vida”, concluiu.

Fotos: ACS / CGABEG e Tenente Elisa / HAAF