TREINAMENTO

EEAR realiza visita técnica ao Centro de Treinamento para pilotos

Instrutores puderam vivenciar as fases do voo e a dinâmica envolvida no cumprimento de cada instrução
Publicada em: 04/10/2019 13:00
Imprimir
Fonte: EEAR, por Tenente Mateus Candiani
Edição: Agência Força Aérea, por Letícia Takada* - Revisão: Major Monteiro

Um grupo de 12 instrutores do Galpão Básico de Controle de Tráfego Aéreo (GBCT), da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), realizou, entre os dias 17 e 21 de setembro, a visita técnica ao Centro de Treinamento Simulado para Pilotos da Canadian Aviation Electronics (CAE), localizado na cidade de Guarulhos (SP).

O objetivo foi compartilhar conhecimento por meio de instruções realizadas nos simuladores. Os pilotos puderam sanar dúvidas sobre procedimentos adotados pelos controladores em diversas situações, e os instrutores da EEAR puderam vivenciar as fases do voo e a dinâmica envolvida no cumprimento de cada instrução emitida.

“A visita foi de grande importância para capacitar os instrutores quanto à performance das aeronaves B737-800, A320 e B767-300, o que possibilitou um entendimento de procedimentos normais e de emergência, pouso monomotor, turbulência e arremetidas”, comentou o Suboficial Mauro de Almeida, um dos instrutores. 

Ele ainda ressaltou a importância da vetoração ser feita com precisão para a aproximação final de um pouso e a necessidade do controlador colocar as aeronaves na altitude e proas corretas. "O aprendizado adquirido foi muito valioso e será compartilhado com os demais instrutores, principalmente, com os futuros Sargentos Controladores de Tráfego Aéreo, durante o processo de formação na EEAR", disse.

O Centro de Treinamento do CAE faz parte de um grupo canadense que atua na formação e aprimoramento de profissionais da aviação, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves com mais de 50 locais de treinamento em todo o mundo.

* Edição sob supervisão da Tenente Emília Maria

Fotos: Suboficial da Reserva Mauro de Almeida