EVENTO

Organização da FAB sedia evento de produtos de defesa

SC Expo Defense – Feira de Tecnologia e Produtos de Defesa acontece na Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
Publicada em: 27/09/2019 21:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Foi realizada, nesta sexta-feira (27/09), a abertura da SC Expo Defense – Feira de Tecnologia e Produtos de Defesa, que ocorre de 27 a 29 de setembro, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), sob a coordenação da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).

A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; além de Oficiais-Generais das Forças Armadas, autoridades civis, militares e representantes de empresas do setor.

"É uma feliz oportunidade ter essa exposição voltada para a Defesa. A indústria de Santa Catarina é pujante e tem, dentro de um contexto de aliança entre academia, Governo e indústria, uma posição de destaque no cenário brasileiro. Essa aliança é importante para alavancar a Base Industrial de Defesa no Estado", disse o Ministro da Defesa.

O evento, realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC), pela BAFL e pelo Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA), reúne profissionais da área com o objetivo de apresentar novos produtos e tecnologias de Defesa, promovendo a integração das Forças Armadas com a indústria e centros de tecnologia. Os desafios da indústria desses segmentos também são discutidos ao longo dos três dias de evento, por meio de painéis e palestras dinâmicas, além da exposição de artigos e serviços.

O Tenente-Brigadeiro Amaral falou sobre a importância do encontro da Força Aérea Brasileira (FAB) com o público e integrantes da Base Industrial de Defesa. "Hoje, nós estamos trabalhando para fortalecer a Base Industrial de Defesa e a FAB não poderia estar fora dessa iniciativa de fomentar a indústria de Defesa em todo o país, por isso participamos de eventos como esse em diversos Estados pelo Brasil", comentou.

A feira conta, ainda, com a participação institucional dos Comandos Militares e do Ministério da Defesa, de Empresas Estratégicas de Defesa (EED) e centros acadêmicos. Mais de 20 palestrantes compartilham seus conhecimentos nas áreas de Internacionalização de Empresas, Investimentos, Sistema Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de Catalogação, Potencialidades da Indústria de Defesa, Inovação e projetos nas áreas Nuclear, Cibernética e Aeroespacial.

O Comandante da BAFL, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves, também falou sobre o evento realizado na Organização Militar sediada na capital catarinense. "No Estado de Santa Catarina, a BAFL, além de representar o Comando da Aeronáutica, representa também a tradição da FAB na inovação, essa é uma realidade: somos uma Força reconhecida pela sua inovação. Ao recepcionar a SC Expo Defense, a BAFL cumpre com essa missão de fomentar a Base Industrial de Defesa e, principalmente, de motivar esses jovens empreendedores e empresários a reconhecer em nós a Força da inovação", afirmou.
 

SC Expo Defense – Feira de Tecnologia e Produtos de Defesa
Data: de 27 a 29 de setembro
Horário: 09h às 18h
Local: Base Aérea de Florianópolis (BAFL)

Confira a matéria em vídeo do evento.

Fotos: Soldado Thallys Amorim / CECOMSAER
Vídeo: Soldado Matheus Silva / CECOMSAER