ENSINO

UNIFA promove IV Seminário dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas

Evento contou com painel de discussão, palestras, mesa redonda e mostra competitiva com pesquisas
Publicada em: 26/09/2019 17:20
Imprimir
Fonte: UNIFA
Edição: Agência Força Aérea, por Letícia Takada* - Revisão: Major Monteiro

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) promoveu, nos dias 18 e 19 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), o IV Seminário dos Programas de Pós-Graduação (PPG) das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas e da Escola Superior de Guerra (ESG). O evento, iniciativa do Ministério da Defesa, tem como objetivo a integração acadêmica entre os corpos docente e discente dos PPG, da área das Ciências Políticas e Relações Internacionais (CP/RI), além de divulgar as pesquisas realizadas no âmbito das Escolas envolvidas.

O seminário teve a participação de professores e alunos da UNIFA, ESG, Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e palestrantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

No primeiro dia de atividades, houve um Painel de Discussão com o tema: “Desafios da Pós-Graduação nas Forças Armadas frente às diretrizes da CAPES” e as palestras: “A Política Internacional e a Política de Defesa: o caso brasileiro” e “Ciência Política, Estudos Estratégicos e Estudos de Defesa: desafios e perspectivas para a pós-graduação no Brasil”. 

Já no segundo dia, foi realizada uma Mesa Redonda com o tema “A Agenda Militar Global - Brasil como Aliado Extra-OTAN - O Entorno Geoestratégico Sul-Americano” e uma mostra competitiva com oito trabalhos de pesquisa, dos quais os três melhores foram premiados. Eles foram avaliados quanto a sua relevância, aderência do tema de pesquisa à Defesa Nacional, Ciências Militares, Estudos Marítimos e Ciências Aeroespaciais, originalidade e redação dos trabalhos, além da análise da apresentação.

No encerramento, o Comandante da UNIFA, Major Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, destacou a importância do evento para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e parabenizou os pesquisadores premiados pelo alto nível dos trabalhos apresentados, incentivando-os a perseverarem nos seus estudos em benefício da Defesa Nacional.

Pesquisas em destaque

Em 1º lugar, o Major Aviador Flávio Diniz Pereira, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), com o trabalho “Cooperação Militar Regional: O KC-390 e a Projeção do Poder Aeroespacial Brasileiro em Operações Combinadas na Amazônia”. Foram premiados também, em 2º lugar, o Major do Exército Brasileiro Felipe Araújo Barros, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) que abordou a temática “Inovações Doutrinárias no Exército Brasileiro: Análise das Interações entre o SIDOMT e as Tropas Empregadas em Operações de Não-Guerra”; e, em 3º lugar, Jéssica Pires Barbosa Barreto, da EGN, que apresentou uma pesquisa sobre “O Estado na Indústria Naval-Militar Canadense”.

*Edição sob supervisão de Tenente Emília Maria

Fotos: Sargento Aguiar