PROFESP

Time PROFESP de Salvador é campeão sub-15 da Série Prata da Taça Band

Em Barbacena (MG), alunos do PROFESP da EPCAR participam de semana ambiental
Publicada em: 24/09/2019 23:29
Imprimir
Fonte: BASV e EPCAR
Edição: Agência Força Aérea, por Letícia Takada* - Revisão: Tenente-Coronel Santana

No dia 21 de setembro, alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Base Aérea de Salvador (BASV) foram campeões sub-15 da Série Prata do Campeonato de Futebol Taça Band Bahia. A vitória foi conquistada com um resultado de 3x0 contra o adversário. O atacante e artilheiro do time, Caique Santana, marcou duas vezes e o volante Douglas da Silva, completou o placar com um gol de bicicleta. Ambos têm 15 anos, moram e estudam em Lauro de Freitas (BA).

O Comandante da BASV, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, recebeu o time na sala de reuniões e ressaltou aos alunos a importância da dedicação para alcançar seus objetivos. “Os exercícios passados pela professora na escola são como o treinamento que vocês fizeram para jogar. Devemos estudar, ter atenção e foco. Tudo na vida funciona assim”, incentivou.

O PROFESP é um programa do Ministério da Defesa, em parceria com outros Ministérios, que tem como objetivo atender crianças e jovens, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social. O PROFESP da BASV assiste, atualmente, cerca de 160 alunos de escolas municipais. As atividades compreendem aulas de atletismo, basquete, corrida de orientação, futebol, futsal, vôlei, kickboxing e natação. Também são promovidos passeios culturais, palestras educativas, eventos do calendário escolar e visitas a museus, estádios e zoológicos. 

Preservação do meio ambiente em Barbacena

Entre os dias 16 e 19 de setembro, o PROFESP da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), realizou uma semana educativa, com a participação de diversas entidades, para conscientização das crianças sobre a preservação do meio ambiente, por intermédio de palestras, plantio de mudas e construção de brinquedos com material reciclável.

O evento foi aberto no Auditório do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ) pelo Coordenador de Núcleo do PROFESP, Coronel Aviador Fernando Monteiro de Oliveira Júnior, que ressaltou a importância da iniciativa. “No meio ambiente, encontramos nosso alimento, oxigênio, água que bebemos, tudo o que precisamos para a vida humana”, afirmou o oficial.

Para conscientizar as crianças sobre a reciclagem, o Instituto Socioambiental das Vertentes (IVERT), montou uma oficina de brinquedos com material reciclável, a fim de ressaltar a reutilização do lixo, e apresentou palestras sob a coordenação da professora e presidente do Instituto, Carmem Lúcia Werneck, sobre os principais problemas da região: poluição atmosférica e queimadas.

Foram plantadas 105 mudas de árvores – todas espécies nativas da região – nas dependências da EPCAR, para comemorar o “Dia da Árvore” em 21 de setembro, com o apoio do Instituto Federal de Barbacena e a orientação do Engenheiro Agrônomo Paulo Sérvulo, do Gestor Ambiental Jaime Luciano e da estudante de Gestão Ambiental Nádia Cristina. Também participaram o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, acompanhado da esposa, Adriana Bellintani, voluntária do programa, militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e alunos do 2º Esquadrão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), 

Ao final das atividades, o Grupo Brasil Verde conduziu as crianças numa caminhada ecológica pelo interior da Guarnição, com o intuito de enfatizar que a educação ambiental deve ser praticada no exercício diário de compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências a serem levadas para a vida pessoal e profissional.

*Edição sob supervisão de Tenente Emília Maria

Fotos: Soldado Antônio Carlos/Sargento Domingos/Equipe PROFESP